Com 17 pontos de vacinação funcionando no Distrito Federal, o sábado foi de intensa movimentação na procura pela vacina contra a covid-19. Das 9h às 17h, 9.024 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 97 com a segunda. A campanha de vacinação no DF tem como público-alvo, neste momento, pessoas com 67 anos ou mais e profissionais de saúde de diferentes categorias que já agendaram atendimento nos locais que oferecem a vacina. A campanha continua neste domingo (28).
Ao todo, já foram imunizadas com a primeira dose 268.901 pessoas do grupo prioritário. Com o reforço, foram 72.616 vacinados até o momento. O DF é uma das poucas unidades da federação que atualmente oferece vacina para quem tem 67 anos. Isso faz com que a população de outras unidades federativas, como Minas Gerais e Goiás, procurem a capital do país em busca do imunizante.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou alguns pontos de vacinação neste sábado e observou a grande procura. “Foi um movimento intenso em função da ansiedade da população, que é muito grande, mas, ao mesmo tempo, ficou comprovado que estamos conseguindo vacinar em um ritmo muito bom e vamos conseguir avançar cada vez mais na imunização dos grupos prioritários”. Okumoto disse que a orientação do governador Ibaneis Rocha “é no sentido de agilizarmos o processo de vacinação para que possamos passar logo esse novo pico da covid-19”.
Até o momento, a capital do país recebeu 446.410 doses das vacinas CoronaVac e do imunizante de Oxford. As regiões que mais vacinaram foram a Central, formada pelas Regiões Administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Varjão, Noroeste, Sudoeste/Octogonal e lagos Sul e Norte.
Fonte: Agência Brasília