A Justiça Eleitoral passou a exibir, desde esta segunda-feira (18), nas emissoras de rádio e televisão de todo o país, uma campanha voltada a eleitoras e eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida. A campanha, que tem como protagonista o assessor de imprensa e comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TREGO), Brazil Nunes, informa que, quem tem dificuldade de locomoção pode solicitar uma forma de votar em uma seção especial com acessibilidade. Assista ao vídeo.
TRE de Goiás há 14 anos e possui deficiência motora causada por paralisia parcial nas pernas, falou sobre a importância da representatividade. “A importância da campanha é orientar todos os eleitores que tenham alguma dificuldade de locomoção ou deficiência física, que a Justiça Eleitoral trabalha para que todos tenham acesso ao voto. Uma forma de conquistarmos políticas publicas é escolhendo nossos representantes. Pagamos impostos e temos esse direito garantido na Constituição e queremos participar desse momento democrático”, afirmou.
O prazo para fazer a alteração, se solicitado à Justiça Eleitoral, vai até 18 de agosto, ou seja, daqui um mês. As seções especiais são espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto. O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.
Confira o vídeo: