Com os eleitores cansados das velhas caras na política, novos nomes começam a surgir nos bastidores em Goiás para disputa eleitoral por duas cadeiras no Senado. Um deles é o advogado Iure de Castro, que atua na Procuradoria da Assembleia Legislativa de Goiás.
Com 40 anos de idade, Iure já cumula uma trajetória de 16 anos na advocacia, além de ser o procurador-geral mais jovem da história do Legislativo goiano. Com mestrado em Direito Constitucional e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Legislativo, ele tem conquistado trânsito em diversos de setores da advocacia, defensoria pública, Poder Judiciário, Ministério Público, forças de Segurança e na área empresarial.
Apesar de ainda não ter oficializado a pré-campanha nem ter filiação partidária, Iure adianta que, em respeito aos deputados estaduais e federais, não tem interesse em disputar vagas proporcionais. Para ele, o Senado representa uma oportunidade de estreitar a relação entre Brasília e as demandas locais. Iure defende uma política de pacificação nacional e de renovação, adotando uma postura contrária aos extremismos. Em uma reflexão sobre a ousadia de se lançar em uma eleição majoritária, ele responde com a mesma determinação que o acompanha ao longo da vida: “Nada na minha vida foi fácil.”
O advogado relembra suas origens humildes, trabalhando desde a infância ao lado de seu avô Olavo, capinando lotes, passava experiência de vida e dava conselhos para ele. “O livro é mais leve do que a enxada”, ensinava o avô. Durante a juventude, Iure teve diversos empregos, como vendedor de picolés, estoquista e recepcionista, até se tornar o primeiro de sua família a concluir o ensino superior.
A trajetória de superação tem sido um dos principais alicerces para sua crescente infuência nos meios jurídicos. Seu nome começa a ser cogitado como uma alternativa para os eleitores que buscam renovação e compromisso com as demandas reais da sociedade. Em um cenário político muitas vezes polarizado, Iure se posiciona como uma opção que busca unir diferentes tendências políticas e promover soluções para os desafios que o país enfrenta.
O perfil de Iure, marcado pela experiência jurídica e compromisso com os valores democráticos, pode ser um diferencial nas próximas eleições. Será que vai emplacar?