Brasil, 25 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

Lula promete criar ao menos 10 ministérios, e Bolsonaro, quatro

Publicado em

Um levantamento feito com base nos planos de governo e em entrevistas já concedidas revela que, se for eleito, o ex-presidente Lula (PL) promete criar pelo menos dez ministérios. O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), pretende criar quatro.

Oito dos dez ministérios propostos por Lula seriam criados a partir do desmembramento de três pastas existentes: Economia (Pequena e Média Empresa, Planejamento e Fazenda), Direitos Humanos (Igualdade Racial, Direitos Humanos e Mulher), Justiça (Povos Originários e Segurança Pública). A Pesca, hoje sob jurisdição da Agricultura, ganharia vida própria, a exemplo da Cultura, que hoje está no ministério do Turismo.

Bolsonaro, por sua vez, propõe os ministérios da Pesca (hoje aos cuidados da Agricultura), do Esporte (que está no Ministério da Cidadania), da Indústria e Comércio (hoje na Economia) e da Segurança Pública (a ser desmembradado ministério da Justiça).

No atual mandato, o presidente criou os ministérios das Comunicações e do Trabalho. Eram 23 antes da posse, hoje são 22.