Brasil, 15 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
OAB

OAB-GO: Rafael Lara instala 43º Colégio Estadual de Presidentes de Subseções

Publicado em

Foi dado início, na noite desta quinta-feira (10/03), a 43ª edição do Colégio Estadual de Presidentes de Subseções, em Goiânia. A abertura foi realizada no Auditório Eli Alves Forte, na seccional goiana, com a presença de presidentes de subseções, conselheiros federais e seccionais, representantes do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), e advogados.

“Este é o maior colégio da história da OAB Goiás”, celebrou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, no discurso de abertura. Ele falou sobre objetivos da atual gestão: combate ao aviltamento dos honorários; redução das custas judiciais; valorização dos honorários; defesa das prerrogativas; e oferta de infraestrutura para o trabalho por meio de um dos grandes projetos que temos para o triênio.

“O trabalho será pesado. Teremos pela frente uma pauta extensa e diversificada. Mas tenho certeza de que chegaremos em soluções harmônicas, dirigidas por um diálogo franco, respeitoso e amigável”, acredita.

Ele também assegurou que o Colégio de Presidentes tem repercussão que extrapola os muros da advocacia. “Ao definir ações de interesse profissional, estamos defendendo, também, os direitos dos cidadãos e cidadãs”, apontou. “Reconheço o esforço individual de saírem de suas subseções, de suas obrigações diárias, familiares e profissionais, pegarem estrada para se dedicarem por dois dias ao planejamento necessário para o fortalecimento de nossa instituição e de nossa carreira profissional”, aplaudiu.

A oradora da cerimônia de abertura do 43º Colégio de Presidentes das subseções foi a presidente Thais Inácia, de São Luís de Montes Belos. Ela declarou que a maior responsabilidade do evento será de falar sobre gestão. “Tivemos que mudar a nossa forma de trabalhar. Coube a nós gerir a OAB em tempo que muitos da advocacia não tinha nem condição de se manter”. 

Ela fez uma reflexão sobre os desafios para os debates do Colégio. “Cabe a nós a sabedoria de separar aquilo que é do advogado e aquilo que é da advocacia. Temos a missão de elevar a advocacia do interior do Estado”.  

Já o presidente da Caixa de Assistência do Advogado (Casag), Jacó Coelho, discursou sobre a grande responsabilidade e oportunidade, neste colégio, de poder refletir, debater e construir caminhos que impulsionarão a advocacia. “Esta nobre profissão é talhada na luta pela Justiça e pela democracia e no combate ao autoritarismo”. 

No discurso, Jacó afirmou que os próximos três anos serão “dedicados para dar atenção, ouvir, acolher e, sobretudo, ser a casa da assistência da advocacia, em sua mais verdadeira acepção”. Ele também assegurou que as portas da Caixa estarão abertas para todos. “Estamos juntos nesta empreitada de elevar a advocacia de Goiás a patamares ainda mais relevantes para a salvaguarda da cidadania, da constituição, da sociedade e da justiça”. 

Fórum
O fórum deliberativo reúne os presidentes das 57 subseções em Goiânia, para debater temas de relevância para a advocacia e sociedade. O encontro se estende até esta sexta-feira (11/3), quando será apresentada a Carta de Goiânia, com a síntese dos debates.