A advogada goiana Vercilene Francisco Dias, de 31 anos, inscrita na OAB-GO sob o número 49.924, foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres de sucesso de 2022.
A advogada coordena o Departamento Jurídico da Coordenação Nacional de Articulação da Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
Em 2019, foi a primeira quilombola do Brasil a defender uma tese de dissertação em Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário, da Faculdade de Direito da UFG.
O título da dissertação é “Terra versus Território: Uma Análise Jurídica dos Conflitos Agrários Internos na Comunidade Quilombola Kalunga de Goiás” e aborda a diferença na regularização fundiária na Comunidade Quilombola Kalunga do Nordeste do estado.
Foi coautora do Livro Mulheres Quilombolas Territórios de Existências Negras Femininas, que faz parte da Coleção Feminismo Plurais, da escritora e filosofa Djamila Ribeiro. A obra foi uma das mais vendidas da Editora Jandaira, no ano de 2020/2021.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, em nome de toda a diretoria e Conselho Seccional, parabenizou a advogada pelo reconhecimento.