A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) reforçou a parceria institucional com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em reunião com membros da Corte ocorrido nessa quarta-feira (23/2), em prol da lisura das eleições de 2022. O encontro fortaleceu a interlocução da Ordem com o TRE visando à união de esforços no combate à corrupção eleitoral e a movimentos para macular o processo eleitoral, a exemplo do compartilhamento de fake news.
A reunião possibilitou ainda a apresentação das novas diretorias da Comissão de Direito Político e Eleitoral e da Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral.
A secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; pela Comissão de Direito Político e Eleitoral, a presidente Marina Morais, o vice-presidente da capital Leon Safatle, o vice-presidente do interior, Wandir Allan de Oliveira, a secretária-geral adjunta Luana Crestani; pela Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral, o presidente Samuel Balduíno, o vice-presidente da capital Murilo Castro, a vice-presidente do interior Ana Karla Andrade, a secretária-geral Bruna Alencar se reuniram com o presidente do Tribunal, desembargador Leandro Crispim, com os juízes Vicente Lopes e Márcio Moraes e pelo Diretor Geral do TRE Wilson Gamboge.
Talita Hayasaki registrou o reconhecimento da Diretoria da OAB-GO à gestão do presidente, desembargador Leandro Crispim e a satisfação pelo trabalho dos juízes Vicente Moraes e Márcio Moraes, representantes da advocacia na Corte. “Entre tantos feitos, a gestão do Tribunal trabalhou para minimizar os efeitos da pandemia à advocacia eleitoralista, a partir do diálogo estabelecido com a classe”, avaliou.
Samuel Balduíno, por sua vez, acrescentou que a advocacia goiana, por meio da OAB, contribuirá com a busca constante da lisura do processo eleitoral. “Neste momento o grande risco a esta lisura são as fake news. Atuaremos na tentativa de que o antídoto a elas chegue da maneira mais rápida possível e na dosagem certa”.
Marina Morais e Wandir Allan elencaram que a boa parceria da OAB-GO com o TRE, em 2020, possibilitou a solução de problemas no PJE, com a abertura de contas de candidatos e a Ordem está à disposição para auxiliar na realização do pleito com a maior normalidade possível. “Para 2022, esperamos contar com essa cooperação para resolver questões operacionais da advocacia eleitoralista e reafirmar nosso compromisso com a cidadania e a democracia”.