
Cdade localizada no sudeste do estado do Pará, a pequena Canaã dos Carajás possui um dos maiores PIBs per capita do país: impressionantes R$ 591 mil, enquanto a média nacional é de pouco mais de R$ 35 mil.
Canaã registrou crescimento populacional e econômico vertiginoso em apenas 12 anos. A cidade passou de 26 mil habitantes em 2010 para cerca de 77 mil habitantes em 2022, segundo dados do IBGE.
O aumento populacional se deve principalmente ao Projeto S11D, operado pela Vale em um dos grandes complexos de mineração de ferro do mundo. Em razão disso, o município se tornou em um centro econômico expressivo e um dos maiores PIBs do país.
O município não se limitou à mineração para o seu crescimento e trabalha outras áreas para diversificar a economia e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes.
Uma das maiores reservas minerais do mundo, atraiu importantes investimentos e gera de milhares de empregos, elevando seu PIB per capita a níveis idênticos aos das grandes capitais do Brasil.
Com a econimia em plena expansão, a cidade investe pesado em infraestrutura, educação e saúde. O município quer reduzir a dependência do setor mineral, apostando no agronegócio e no comércio para um crescimento equilibrado.