Neste sábado (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do lançamento do campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Durante o evento, que aconteceu no Instituto das Cidades, na capital paulista, Lula enfatizou a importância da igualdade de oportunidades no acesso à educação superior. “Eu só ficarei sossegado o dia que a gente tiver um país em que as crianças disputem uma vaga na universidade, não pelo berço que nasceram, não pelo hospital que nasceram, o Estado tem que garantir à filha mais humilde de uma empregada doméstica o direito de entrar na universidade que vai estudar o filho da patroa”, afirmou o presidente.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante seu discurso, Camilo Santana destacou os investimentos significativos do Governo Federal na educação no estado de São Paulo. “Hoje nós estamos aqui para anunciar os investimentos nas universidades e institutos federais do estado de São Paulo. Aqui são R$ 441 milhões na expansão e na consolidação dos nossos institutos federais. Serão 12 novos institutos”, pontuou o ministro.
Segundo Fernando Haddad, o novo campus da Unifesp na Zona Leste é um marco na inclusão e na democratização do acesso à educação superior. “Aqui você pode ser pobre e você tem lugar garantido, você pode ser preto, da periferia que você vai ter lugar garantido. Não é mais como no passado que universidade pública era coisa de gente rica, agora universidade pública é do povo brasileiro”, destacou Haddad.