A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) manifestou indignação contra as agressões sofridas pelo advogado Artur Camapum durante o exercício de sua profissão, na tarde de terça-feira (13/6), no estabelecimento comercial de seu cliente, localizado no setor Jardim América, em Goiânia. O caso é o mesmo envolvendo o ex-BBB Dhomini, que aparece em um vídeo agredindo um dos sócios do estabelecimento. O ex-BBB teria agredido o dono do bar e o advogado.
“A Seccional Goiana considera inaceitáveis agressões físicas ou verbais contra quaisquer advogados ou advogadas em decorrência de sua atuação profissional, como ocorreu na situação. Nenhuma agressão à advocacia ficará impune em Goiás. Os advogados e advogadas devem ser respeitados ao exercerem seu mister constitucional, não importa quem sejam seus representados. O Estado Democrático de Direito assegura que todas as pessoas devem ter acesso a ampla defesa”, informou a Ordem.
Diante disso, a Ordem se solidarizou com o advogado covardemente agredido e informou que atuará de forma veemente em favor das prerrogativas do colega que, naquele momento, representava seu cliente.
“Independentemente da participação de um advogado no episódio, os fatos são lastimáveis e contrariam o direito constitucional dos cidadãos. A intolerância ali presente fere a democracia, valor maior da nossa ordem jurídica e princípio fundamental da República”, diz nota da seccional goiana. “O compromisso da OAB Goiás é com a defesa da advocacia e da cidadania. Sem dúvida, episódios deploráveis como o de ontem merecem um contundente repúdio e adoção das medidas necessárias pelas autoridades competentes, para a punição dos responsáveis”, arremata a Ordem.