Empossado na semana passada, o novo presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OABGO), Rafael Lara, promete começar no próximo mês a liderar um movimento em defesa da redução de custas judiciais. Veja abaixo os trechos em que ele trata do assunto.
“Este ano, o grande tema de debate com o Poder Judiciário que temos em Goiás é das custas judiciais e cartorárias. A ideia é fazer um grande pacto social com diversas entidades e representações da sociedade civil. Vamos iniciar com a promoção do bom e grande diálogo com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Se não for possível, adotaremos outras medidas. Mas a Ordem tem essa como uma das grandes bandeiras dessa gestão”, disse.
“São várias questões. Há redução, mas também reestruturação do próprio sistema de custas, de momento de cobrança. É um grande projeto, bastante complexo, e vamos apresentar em breve um plano de trabalho sobre isso. Hoje, as custas são efetivamente excessivas e umas das mais caras do País. Isso é uma prioridade da nossa gestão. Em fevereiro, vamos começar a mobilizar a sociedade civil”, concluiu o novo presidente da OAB Goiás.