Brasil, 06 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Política

Pedido de impugnação de candidato a deputado apoiado por Adib Elias em Catalão abre crise na base do governo

Publicado em atualizado às 18:54

Um pedido de impugnação do candidato a deputado estadual Jamil Calife (Progressistas), apoiado pelo prefeito Adib Elias em Catalão, abriu crise de proporções explosivas na base do governo. A ação de impugnação foi proposta pelo Solidariedade, partido que apoia a reeleição do governador Ronaldo Caiado e pelo qual Luiz Sampaio, também de Catalão, disputa cadeira na Assembleia Legislativa.

Por meio do advogado Danúbio Cardoso Remy, o Solidariedade de Armando e Lucas Vergílio pediu a cassação do registro da candidatura de Jamil Calife sob o argumento de que ele não teria se desincompatibilizado da sociedade do Hospital Nars Fayad, que possui em Catalão, como determina legislação eleitoral (três meses).

O assunto foi levado ao andar de cima da base governista por Adib Elias, mas o impasse foi criado, uma vez que Luiz Sampaio se manteve irredutível e até ameaçou renunciar à candidatura caso a ação fosse retirada pelo Solidariedade. Mas, há também um outra questão: segundio especialistas em legislação eleitoral, ações de impugnação como a proposta contra Jamil Calife tornam-se de interesse público, ganham vida própria e não pode ser retiradas depois de protocoladas.