Brasil, 15 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Internacional

Papa Francisco nega que vá renunciar: “nunca passou pela minha cabeça”

Publicado em atualizado em 05/07/2022 às 08:27

Em entrevista à agência Reuters, concedida no último sábado (2) e publicada nesta segunda-feira (4), o papa Francisco negou rumores de tenha planos de renunciar ao pontificado em função de problemas de saúde. Ele refutou também boatos de que teria sido diagnosticado com câncer.

Além de questões alusivas ao seu quadro clínico, outro fato que alimentou especulações a respeito do papa foram as reuniões com religiosos de todo o mundo para a discussão de uma nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L’Aquila.

L’Aquila, segundo a Reuters, está associada ao papa Celestino V, que renunciou em 1294. O papa emérito Bento XVI visitou a cidade quatro anos antes de renunciar, em 2013. “Todas essas coincidência fizeram alguns pensarem que a mesma ‘liturgia’ aconteceria”, disse Francisco. “Mas nunca passou pela minha cabeça [renunciar]. Por enquanto não, por enquanto não, realmente”.

Francisco disse não saber quando e se deixará o comando da igreja por motivos de saúde. “Deus dirá”, afirmou ele. A Reuters perguntou como o papa estava, e ele respondeu: “ainda estou vivo”.