Brasil, 21 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

Partido reivindica no TRE mandato da vereadora Gabriela Rodart, que seguiu ao PTB

Publicado em atualizado em 06/05/2022 às 07:31

O partido Democracia Cristã (DC) reivindicou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o mandato da vereadora Gabriela Rodart. Gabriela foi eleita pela legenda e migrou para o PTB. Com base na legislação vigente, o DC argumenta que o mandato pertence ao partido e que ela só poderia se desfiliar se houvesse justa causa ou se houvesse uma janela que permitisse troca de siglas para vereadores. A janela aberta nesse ano foi só para deputados.

Para o presidente regional do partido, Alexandre Magalhães, “a legislação é clara: a vaga é da agremiação partidária. Por este motivo temos a obrigatoriedade de pedir o mandado e repassá-lo ao 1º suplente”. O advogado do partido, Luiz Fernando Neto Silva, avalia que a desfiliação da vereadora ocorreu sem justa causa, sem anuência e nem qualquer comunicação por parte da vereadora, incorrendo em infidelidade.

Já a vereadora responde, por meio de nota, que tenta confirmar a desfiliação “por justa causa” desde o último mês de abril e alega ter sofrido “grave discriminação pessoal pelo partido”. “Ainda durante a campanha, percebi o desprestígio da candidatura, de modo que houve maior empenho da direção do antigo partido para outros candidatos”.

Gabriela tomará posse como presidente do PTB em Goiânia na próxima segunda-feira (9). Convidou, inclusive, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) para o evento.