
Levantamento do instituto Real Time Big Data para o Governo do Tocantins, encomendado pela Record TV e divulgado nesta segunda-feira (2), aponta que o ex-deputado federal e ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos) lidera a disputa.
Pesquisa do instituto Real Time Big Data contratada pela TV Girassol, afiliada da Rede TV! em Tocantins, aponta Ronaldo Dimas (PL) com 28% das intenções de voto, seguido pelo atual governador do Estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos), com 23%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois aparecem tecnicamente empatados nas intenções de voto.
Em seguida, no cenário principal de pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os entrevistados, aparecem Paulo Mourão (PT), com 8%, Laurez Moreira (PDT), 7%, e Osires Damaso (PSC), 4%. Eles também estão tecnicamente empatados.
O levantamento englobou três cenários com as intenções de voto dos entrevistados para o governo do Tocantins. O primeiro incluiu cinco candidatos. Veja o resultado:
Cenário 1
Ronaldo Dimas (Podemos): 28%
Wanderlei Barbosa (Republicanos): 23%
Paulo Mourão (PT): 8%
Laurez Moreira (PDT): 7%
Osires Damaso (PSC): 4%
Brancos e Nulos: 15%
Não Sabe/Não Respondeu: 15%
No segundo cenário, que incluiu apenas Ronaldo Dimas, Wanderlei Barbosa e Paulo Mourão. O resultado foi o seguinte:
Cenário 2
Ronaldo Dimas: 30%
Wanderlei Barbosa: 24%
Paulo Mourão: 10%
Brancos e Nulos: 20%
Não Sabe/Não Respondeu: 16%
O terceiro cenário foi realizado apenas com os nomes de Ronaldo Dimas e Wanderlei Barbosa. Veja o resultado:
Cenário 3
Ronaldo Dimas: 35%
Wanderlei Barbosa: 29%
Brancos e Nulos: 20%
Não Sabe/Não Respondeu: 16%
O instituto Real Time Big Data também perguntou aos entrevistados sobre a rejeição aos candidatos. O resultado foi o seguinte:
Paulo Mourão: 42%
Wanderlei Barbosa: 38%
Laurez Moreira: 36%
Osires Damaso :35%
Ronaldo Dimas: 30%
Não Sabe/Não Respondeu: 17%
A pesquisa do Real Time Big Data também perguntou aos entrevistados a preferência em relação ao candidato a senador pelo estado. Foram dois cenários no levantamento estimulado, um com seis nomes e o outro com quatro postulantes ao cargo.
No primeiro cenário, o resultado foi o seguinte:
Professora Dorinha (União Brasil): 26%
Kátia Abreu (PP): 15%
Vanderlei Luxemburgo (PSB): 13%
Marcelo Miranda (MDB): 7%
Ataídes Oliveira (PSDB): 6%
Mauro Calesse (União Brasil): 2%
Brancos e Nulos: 20%
Não Sabe/Não Respondeu: 11%
No segundo cenário, este foi o resultado:
Professora Dorinha: 27%
Kátia Abreu: 17%
Vanderlei Luxemburgo: 14%
Ataídes Oliveira: 6%
Brancos e Nulos: 22%
Não Sabe/Não Respondeu: 13%
A pesquisa quantitativa foi realizada por telefone com 1.200 entrevistados, entre os dias 29 e 30 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% — o que significa que, se levar em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número TO-06430/2022.