Brasil, 01 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Senai oferece consultoria para produção segura de alimentos em Goiás

Publicado em

Com suspeita de intoxicação alimentar, cerca de 50 pessoas apresentaram indisposição e precisaram de atendimento médico após comer em um dos restaurantes de um resort em Rio Quente, no Sul de Goiás, no último sábado (23/4).

Embora não tenham sido registrados casos graves, o incidente serve de alerta sobre a importância de produzir alimentos de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para auxiliar os estabelecimentos do setor de alimentação na adequação à legislação, o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, em Goiânia, oferece para todo o Estado de Goiás consultorias e serviços, como treinamento de funcionários, análises de potabilidade da água, ensaios microbiológicos em alimentos e superfícies, além do programa Alimento Confiável.

Desenvolvido pelo Senai e Sindicato das Indústrias de Alimentação no Estado de Goiás (Siaeg), o programa analisa a adequação e emite um selo de qualidade em que é mensurado o cumprimento das boas práticas de fabricação (BPF) na indústria e serviço de alimentação em relação ao nível de atendimento aos regulamentos.

A gerente do IST Alimentos e Bebidas, Karolline Fernandes explica que os sintomas causados pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados podem evoluir para quadros graves.

Ela cita estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo as quais, na região das Américas, a cada ano 77 milhões de pessoas sofrem de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHAs) e mais de 9 mil delas morrem.

“É fundamental que as indústrias e os serviços de alimentação priorizem a qualidade de seus produtos, seguindo as exigências de boas práticas de fabricação e segurança de alimentos estabelecidas nas legislações vigentes, utilizando de ferramentas eficientes e práticas, de forma preventiva, para reduzir ou minimizar riscos associados à contaminação”, alerta.

A consultoria do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas pode ser contratada através do WhatsApp (62) 3227-6552. Micro e pequenas empresas têm desconto: 70% do serviço é custeado pelo Sebrae.