A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reagiu nesta segunda (25) à nota do Ministério da Defesa com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Gleisi afirma que “não cabe ao ministro da Defesa opinar sobre o processo eleitoral”.
“Não cabe aos comandantes militares tutelar o processo político, muito menos ameaçar as instituições, como fez Vilas-Boas para prender Lula em 2018 e repete agora o general Paulo Sérgio”, escreveu Gleisi no Twitter.
A crise começou no fim da semana passada, quando o ministro do STF Luís Roberto Barroso disse que as Forças Armadas “estão sendo orientadas” a atacar o processo eleitoral no Brasil. O ministério da Defesa respondeu que a ilação é grave e afeta a harmonia entre as instituições.
Gleisi complementou: “Garantir a realização de eleições livres e limpas passou a ser a prioridade no país, desde que Bolsonaro voltou a mostrar suas garras golpistas. Comandantes que se envolvem nessa aventura estão destruindo por dentro a hierarquia e a credibilidade das Forças Armadas”.