Brasil, 01 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Cultura

Quatro ex-reitores universitários podem ser candidatos esse ano, em Goiás

Publicado em atualizado em 26/04/2022 às 07:57

Quatro ex-reitores universitários podem ser candidatos na eleição deste ano, em Goiás: além do professor Alcides Ribeiro, que já é deputado federal e almeja a reeleição, também estão na lista os ex-reitores Edward Madureira, da UFG; Wolmir Amado, da PUC; e Jerônimo Rodrigues, do IFG.

Madureira foi um dos reitores mais longevos da UFG e administrou da universidade nos anos difíceis de mandato do presidente Jair Bolsonaro, que sufocou o ensino superior público com cortes de verbas. “A gente percebe que tudo que a gente vivenciou nesses últimos tempos, como o desrespeito à comunidade universitária e o ataque à ciência, motivou vários ex-dirigentes a se apresentarem como pré-candidatos”, afirma.

Enquanto Madureira optou pelo PT, Jerônimo filiou-se ao PSB. Ele diz que se sentiu motivado a disputar a eleição depois de conversar com o colega da UFG. “Conseguimos a partir de Goiás levar esse debate para nível nacional e hoje temos vários ex-reitores dos institutos e universidades federais e que se colocam na condição de pré-candidatos a deputados estaduais, federal e senador”.

Por sua vez, Wolmir aposta na sua história como reitor da PUC para gerar engajamento nas redes sociais. Ainda não está decidido qual cargo ele vai disputar, mas está certo que o discurso dele se pautará pela educação. O ex-reitor inclusive já levantou a bandeira de criar programas de incentivo do estado aos estudantes de licenciatura, com vistas a aumentar o número de professores em atividade.