Brasil, 01 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Câmara e Assembleia reconhecem legado de 70 anos da Fieg e do Senai

Publicado em atualizado às 19:03

Em uma semana curta por causa do feriado de Tiradentes na quinta-feira (21 de abril), o Sistema Indústria em Goiás viveu dois dias bastante intensos e de grande significado no âmbito de sua atuação em prol do desenvolvimento socioeconômico goiano e responsável por mudança do perfil e da vocação do Estado, a partir do início da década de 50.

Logo na segunda-feira (18), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) recebeu homenagem na Câmara de Goiânia pelos 70 anos de sua fundação, completados em 2020, cuja comemoração foi afetada pelo início da pandemia. No dia seguinte, terça-feira 19, foi a vez de o Senai ser reconhecido, igualmente por sete décadas de sua chegada no Estado, em 1952, em tributo prestado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“Uma dupla homenagem de duas casas de representação popular, que expressa o reconhecimento a instituições que, de forma pioneira, há tanto tempo atuam como protagonistas do processo de industrialização de Goiás”, resumiu o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Senai e Sesi, Sandro Mabel.

Autor da propositura de homenagem à Fieg, juntamente com a vereadora Sabrina Garcez (PSD), Anselmo Pereira (MDB) destacou a trajetória da Federação e o trabalho empreendido pela instituição na transformação da economia goiana, de predominantemente agropastoril para uma indústria forte, moderna, diversificada e dinâmica e que, invariavelmente, ocupa a liderança de crescimento no País.

Na Assembleia, por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT), sessão especial no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, nova sede do Parlamento goiano, marcou os 70 anos do Senai Goiás com homenagens extensivas ao corpo diretivo da instituição que colabora com a produtividade e competitividade da indústria com ações de qualificação profissional e disseminação de tecnologia e inovação, a partir de sua rede de unidades físicas hoje instaladas nos principais polos produtivos do Estado. O reconhecimento incluiu funcionários mais antigos e ex-alunos com carreiras profissionais de sucesso no meio industrial goiano.

O parlamentar ressaltou a importância do Senai para o Estado, citando a série histórica da instituição, que acumula em sete décadas 1.321.106 matrículas em seus cerca de 450 cursos de educação profissional – da aprendizagem industrial à graduação tecnológica – além de diversas soluções de tecnologia e inovação destinadas a “alavancar a competitividade das indústrias em nosso Estado e, principalmente, a vida de milhares de goianos”.