Brasil, 30 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Programa Alego Ativa em Novo Gama bate recorde de atendimentos

Publicado em

O município de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, recebeu, no sábado, 9, a 14ª edição do programa Alego Ativa. Recorde em atendimentos, o evento itinerante do Parlamento goiano também contemplou outros 22 municípios da região. Ao todo, foram ofertados à comunidade presente mais de 100 serviços, frutos do trabalho de mais de 40 parceiros da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na iniciativa. 

A Escola do Legislativo realizou 13 cursos de capacitação e reuniu mais de 500 participantes. Outros dez cursos de qualificação foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Retomada. Mais de 500 nomes ficaram aguardando a oportunidade de participação, em lista de espera. Entre as modalidades ofertadas, foram incluídas aulas de primeiros socorros, maquiagem, corte e costura, massagem, confeitaria e várias outras.   

A programação do evento também contou com plantio de árvores do Cerrado no entorno do local, e palco com apresentações musicais, exercícios para terceira idade, cavalgada e vaquejada. Diversos atendimentos na área da saúde também foram realizados, incluindo ultrassonografias de gestantes e tratamentos dentários. 

Devido à enorme demanda, a organização do evento anunciou a continuidade de alguns serviços e atendimentos para os próximos dias, como cursos e emissão de documentos. Dados detalhados de todos os atendimentos realizados devem ser sistematizados e divulgados, ainda, ao longo desta semana.

Desafios

Coordenador-geral do evento, o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra, comentou os desafios dessa que já é considerada a maior edição do Alego Ativa. Ele disse que a demanda da região é muito alta, tanto em termos de saúde como de documentação. “Estivemos com um público estimado em mais de 5 mil pessoas, durante todo o dia de atendimento. Os cursos de qualificação esgotaram todas as vagas no município. A novidade, que foi o projeto para gestantes, ficou com 200 mulheres na fila de espera”, relatou, em balanço prévio. 

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) conta atualmente com 33 municípios mais o próprio DF. Com quase 5 milhões de habitantes, é considerada a quarta área metropolitana mais populosa do Brasil. Com 120 mil habitantes, Novo Gama concentra mais de 2% do contingente populacional citado. 

Abertura

Representante da região, a deputada Lêda Borges (PSDB) esteve entre as autoridades presentes na abertura do evento. Ela comemorou a realização dessa edição em Novo Gama e lembrou que a iniciativa se deu em atendimento a sua solicitação. “Essa  foi a primeira cidade para onde solicitei o Alego Ativa, em 2019. Mas só estamos conseguindo realizar agora por causa da pandemia.”

Lêda se disse feliz por ter a estrutura da Alego Ativa atendendo a comunidade. Além das emendas parlamentares que ela destinou à região, ver um pleito seu sendo atendido com essa magnitude é um prazer. “Como deputada, fico muito feliz de ver esse sonho sendo concretizado. Agradeço ao nosso presidente, deputado Lissauer Vieira (PSD), e a todos que estão aqui colaborando com esse evento.”

Ao lado da líder tucana estava também o deputado Wilde Cambão (PSD), outro representante da região do Entorno. 

A chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Retomada, Lucyanna Marcella Melo de Oliveira Name, veio representando o governador Ronaldo Caiado (UB). Ela informou que os benefícios entregues à região, entre créditos para fomento da economia local e bolsas qualificação, já chegam a quase R$ 700 mil. “O Governo de Goiás oferece, hoje, vários programas sociais, como o Mães de Goiás, o Bolsa Estudo, o Aluguel Social, o Crédito Social, o da Dignidade Menstrual e o Nutri do Bem. Aproveitem tudo isso”, orientou. 

O ex-deputado Simeyzon Silveira, diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio/GO), representou o presidente da Casa, Lissauer Vieira. Simeyzon se destaca como um dos idealizadores do evento. Ele lembrou que o Alego Ativa surgiu na perspectiva de fazer a aproximação do Legislativo com os municípios e com as pessoas, principalmente, não só com a classe política. 

“Nessa edição, estamos com 48 parceiros. É isso que faz do Alego Ativa um programa muito efetivo na forma de aproximar com os municípios e muito humano também, porque as pessoas conseguem ver o Legislativo trabalhando, mas, ao mesmo tempo, estão recebendo algum tipo de atendimento de uma necessidade imediata. São 103 frentes de trabalho somente nessa edição. Sem sombra de dúvidas, já é uma edição recorde tanto na diversidade de serviços ofertados, quanto no número de atendimentos realizados”, comemorou Simeyzon. 

Como era de se esperar, o anfitrião do evento, o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), também esteve presente durante todo o evento. Ele disse que a população local tem novo ânimo, por que estava desacreditada da política, primeiro pela discriminação que sofre ao falar que é moradora da região, essa terra meio “nem Goiás, nem Brasília”. 

“Hoje, a gente vê a alegria no rosto das pessoas, porque sentem que têm gestores e parceiros comprometidos. Gostaria de parabenizar a Assembleia, pelo empenho de cada um, e agradecer ao presidente Lissauer por ter olhado para a gente. A realização do Alego Ativa, aqui, mostra que nossa cidade está no rumo certo, o das parcerias que vão nos ajudar a nos desenvolver cada vez mais”, exaltou o prefeito.

Mangão esteve acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Promoção Social e Cidadania, Joscilene Martins dos Santos, e de seu vice, Akalanto. Os prefeitos de Alexânia, Allysson Lima (PP), e o de Cidade Ocidental, seu correligionário Fábio Correa, também estiveram presentes. A presidente da Câmara Municipal de Novo Gama, vereadora Cléia Cardoso (PL), também marcou presença no evento.