Brasil, 30 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Política

Rodeado de partidos nanicos, Mendanha corre risco de ser proibido de participar de debates

Publicado em atualizado em 12/04/2022 às 07:38

O ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha corre o risco de ser proibido de participar dos debates entre candidatos a governador na eleição deste ano.

A legislação eleitoral em vigor é clara: os veículos de comunicação e demais entidades que se propuserem a organizar duelos entre os postulantes só são obrigados a convidar aqueles cujos partidos-membros da coligação tiverem o número mínimo de cinco deputados federais. É o que está escrito na resolução 23.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No momento, Mendanha tem o apoio de Patriota, DC, PTC e PMN, que juntos possuem quatro assentos na Câmara dos Deputados. Os sites, jornais e rádios poderão convidar o ex-prefeito mesmo assim? Poderão, mas tradicionalmente não é isso que acontece em Goiás.

Na eleição de 2018, por exemplo, partidos nanicos e sem representação no Congresso acionaram a Justiça para ter o direito de participar de debates na Organização Jaime Câmara, que havia fechado-lhes a porta. Prevaleceu a tese a resolução 23.610 do TSE.