Brasil, 30 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Senai qualifica profissionais para primeira fábrica da Brasilit no Centro-Oeste

Publicado em

Empresa ligada ao grupo francês Saint Gobain e referência na fabricação de materiais para o setor da construção civil, a Brasilit se prepara para inaugurar em Goiás sua primeira fábrica na Região Centro-Oeste, em fase de instalação em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal, com inauguração prevista para julho. Com linhas industriais totalmente automatizadas para produção de telhas de fibrocimento, a nova planta deve gerar mais de 100 novos empregos diretos e cerca de 400 indiretos.

Para qualificar todo esse contingente de mão de obra especializada, a indústria buscou apoio do Senai no desenvolvimento de ações customizadas, com foco nas necessidades específicas de seu processo produtivo.
Responsável pela formação de profissionais no Entorno, a Faculdade Senai Roberto Mange, de Anápolis, já qualificou os primeiros 20 operadores contratados pela indústria para dar suporte ao início das atividades na fábrica. Eles fizeram os cursos de processos industriais, operador autônomo e de manuseio de ferramentas.

Sandro Mabel destaca geração de emprego e renda

Para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Senai para a Brasilit e ouvir as demandas dos gestores e lideranças locais, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, visitou quarta-feira (06/04) o complexo industrial em Abadiânia. Ele foi acompanhado pelo vice-presidente da Fieg André Rocha, pelos presidentes de sindicatos das indústrias de Anápolis Wilson de Oliveira (SindAlimentos), Laerte Simão (Sindicer), Ian Moreira (Simmea) e Luiz Rosa (Sinduscon), além do superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas, e da diretora da Faculdade Senai Roberto Mange, Misclay Marjorie.

A comitiva foi recebida pelo gerente industrial da Brasilit, Reinaldo Silva; pelo coordenador de Segurança e Meio Ambiente, Wallace Fraga; e pelos engenheiros Luís Bueno e Carlos Lima, responsáveis pelas áreas de Engenharia Corporativa e Engenharia Civil Corporativa da empresa, respectivamente.

?É importante conhecer in loco o trabalho que o Senai realiza para contribuir com a indústria, na qualificação de seus profissionais. A instituição vai capacitar toda mão de obra que a fábrica vai precisar agora e, futuramente, para atender ao seu projeto de expansão. Os gestores estão muito satisfeitos com ações que foram desenvolvidas até o momento e vamos fazer ainda mais, porque nosso objetivo é fortalecer o setor industrial para gerar cada vez mais emprego e renda em Goiás?, destacou Sandro Mabel.

Brasilit aposta em cursos customizados do Senai

Com investimento em torno de R$ 100 milhões, a planta industrial da Brasilit em Abadiânia possui maquinários e equipamentos considerados os mais modernos da América Latina. A fábrica vai produzir cerca de 10 mil toneladas de telhas de fibrocimento por mês, com faturamento aproximado de R$ 80 milhões por ano. Ex-aluno do curso de mecânica do Senai de Pernambuco, o gerente industrial da Brasilit, Reinaldo Silva, está desde agosto à frente do projeto de implantação da fábrica da empresa em Abadiânia.

?Desde o início sentimos a necessidade de preparar essa mão de obra que contratamos porque não havia no mercado profissionais especializados no processo de fabricação de telhas de fibrocimento. E o Senai nos ajudou a treinar essas pessoas de acordo com nossas necessidades, formatamos juntos a programação e deu muito certo. Temos uma equipe de alta performance, com 20 operadores considerados estratégicos, que nos deram tranquilidade para dar início ao processo produtivo. Isso não seria possível sem a parceria com o Senai?, avaliou.

O diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, disse que as instituições estão preparadas para atender todas as demandas que a indústria precisar. ?Estamos junto com a empresa desde dezembro, ajudando a formar esses primeiros profissionais e vamos ampliar essa capacitação, com oferta de cursos profissionalizantes para a população de Abadiânia, em parceria com a prefeitura. A iniciativa visa qualificar a mão de obra local para assumir futuros postos de trabalho na fábrica da Brasilit?, explicou.
Para o prefeito de Abadiânia, José Aparecido Alves Diniz, a instalação da Brasilit e a parceria com o Senai vão consolidar o processo de retomada econômica do município após a grave crise, em 2018, provocada pelo escândalo envolvendo o médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, que atendia na Casa de Dom Inácio de Loyola ? instituição em torno da qual girava a atividade turística que sustentava a cidade.

?Passamos por momentos de muitas dificuldades, foram mais de 2 mil pessoas que ficaram desempregadas do dia para a noite, mas conseguimos superar os desafios e hoje estamos comemorando a instalação do complexo industrial da Brasilit e de outras empresas que estão em fase de implantação na cidade, a exemplo da fábrica do chopp Potiguar e da Frango Dourado. A parceria com o Senai será fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município, por meio da qualificação profissional da nossa população?.

Incentivos fiscais

Durante a visita à Brasilit, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, anunciou ao secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás, Joel Sant’anna Braga Filho, todo o investimento que está sendo feito pela indústria no Estado e sugeriu que a empresa seja incluída em programas de incentivos fiscais para efetivar sua operação em Goiás. ?É papel da Fieg fazer essa articulação entre as indústrias e o poder público, para contribuir com o fortalecimento do segmento industrial goiano e ajudar a abrir portas para que mais empresas sejam atraídas para o Estado?, disse.