Em cerimônia realizada na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), 202 professores tomaram posse como efetivos e passam a integrar o quadro do magistério público do Distrito Federal. Todos terão, entre os dias 6 e 8 de janeiro, um “treinamento de acolhida”, quando receberão as instruções e diretrizes do projeto pedagógico da educação pública do DF.
Com esta última posse no ano de 2021, foi zerado o cadastro de reserva do último concurso da educação. Desde 2019 foram convocados, ao todo, 3.337 profissionais.
Marcos Carlos Carvalho resumiu o dia da posse como rito de passagem de um momento muito buscado e esperado. “Eu vim de escola pública e sei que chegou a hora de retribuir tudo que já foi feito por mim”, destaca o professor, que vai lecionar espanhol na rede pública. “É uma língua maravilhosa e rica”, se anima.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou com emoção da última posse do ano na Eape. “Hoje é dia de celebrar. Parabéns, professores! Que vocês sejam muitos felizes aqui na Secretaria de Educação. Sei que não é fácil ser professor, mas com muita luta a gente consegue avançar em vários pontos”, frisou.
A subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, Ana Paula Aguiar, destacou a importância dos novos professores que ingressam na educação pública do DF. “Ter vocês aqui é muito importante. Lembrem-se: vocês têm muitas vidas nas mãos, que lhes foram confiadas. O professor é um marco da vida dos alunos, um ponto de apoio. Algumas vezes, acaba sendo um dos únicos recursos e esperanças do aluno”, afirma.