Indicador da capital, de 474,5, é superior à média nacional. ICM, avaliado pelo Ministério da Economia, observa condições de acesso ao mercado local, disputa com instituições estabelecidas, e qualidade do ordenamento jurídico vigente. “Pontuação é resultado do trabalho contínuo voltado para melhoria do ambiente de negócios”, afirma prefeito Rogério Cruz
Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) de 2021 aponta que Goiânia é a cidade mais competitiva do Centro-Oeste brasileiro. O resultado obtido pela capital, de 474,5 pontos, é superior à média nacional, que ficou em 473 pontos. O indicador é avaliado pelo Ministério da Economia.
O ICM foi dividido em três eixos que avaliaram entraves e facilidades de acesso ao mercado local, condições de competição com instituições já estabelecidas, e a qualidade do ordenamento jurídico vigente.
Segundo o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a pontuação de Goiânia é resultado de trabalho contínuo na melhoria do ambiente de negócios da cidade. “Nossa gestão trabalha para diminuir os custos burocráticos que as empresas precisam enfrentar em seu dia a dia, e fomentar a geração de emprego e renda por meio do apoio ao desenvolvimento pleno do empreendedorismo”, afirma.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia, Michel Magul, pesaram para a nota positiva da capital a infraestrutura, saneamento, uso eficiente do solo, transparência de processos licitatórios e concorrência de serviços públicos.
“E já estamos preparados para avançar mais nas próximas edições do índice, com a simplificação dos procedimentos exigidos para a abertura de empresas, a modernização do regime de tributação municipal, e criação de pólos de desenvolvimento na cidade, que têm pesos importantes na composição do ICM”, complementa.