Um colecionador de medalhas. Essa é a definição da trajetória de sucesso de Gustavo Oliveira, ex-aluno de processos gráficos do Senai Canaã, em Goiânia. Ano passado, além de garantir a medalha de ouro na Worldskills Américas, ele foi também o primeiro brasileiro a ser premiado no ACA World Championship – Campeonato Mundial dos Alunos Criativos com Tecnologias Adobe, multinacional americana que desenvolve programas de computador. Um mais do que honroso 2º lugar na disputa, que envolveu a participação de cerca de 65 mil estudantes de 170 países.
Acostumado com as vitórias, Gustavo volta a subir ao pódio, com a conquista da medalha de ouro na ocupação de design gráfico, na fase nacional da WorldSkills, realizada esta semana, em “casa”, na Escola Senai Vila Canaã.Competidores de sete Estados (Alagoas, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) e do Distrito Federal participaram das provas – Manoela Campos, do Rio Grande do Sul, e João Miguel Araújo, do DF, fecharam o pódio.
As seletivas nacionais da competição visam à classificação para a WorldSkills Competition (WSC), maior disputa internacional de educação profissional, marcada para o período entre os dias 12 e 17 de outubro em Shanghai, na China, porém, em função da pandemia persistente no Brasil e no mundo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) suspendeu a participação do País no mundial.
“Na esperança de superação desse cenário de incertezas e que o Senai possa retomar esse importante projeto para o desenvolvimento da educação profissional, iniciaremos nossos esforços para viabilizar a participação do Brasil na próxima edição da competição mundial, que será realizada na cidade de Lyon, na França, em 2024”, explicou o diretor geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, em ofício encaminhado aos Regionais.
Jornada de campeão
Gustavo Oliveira iniciou sua trajetória de sucesso em 2008, como aluno do ensino fundamental no Sesi Canaã, onde estudou durante dois anos. Em 2016, ele passou no processo seletivo para o curso técnico em processos gráficos (Ebep) no Senai Canaã. “A experiência foi a melhor possível, consegui meu primeiro estágio ainda no ensino médio, com 16 anos. Em 2019, tive a oportunidade de retornar à escola como estagiário de assistente em marketing, em que atuei por dois meses, até que tive a oportunidade de participar da seletiva para a Worldskills”, contou.
Referência em formação de profissionais para o segmento gráfico, a Escola Senai Vila Canaã é a sede oficial das seletivas WorldSkills, na ocupação de desing gráfico, e é tricampeã na WorldSkills Américas. Na primeira edição da competição, realizada em São Paulo, em 2012, Luma Stefany de Novais, aluna de design gráfico da unidade, trouxe a medalha de ouro para casa. Em 2014, foi a vez de Paulo Henrique Pereira, outro aluno da área, vencer a disputa em Bogotá, na Colômbia.