Brasil, 14 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Na contagem regressiva para Houston, alunos do Sesi Canaã são destaque no Portal da CNI

Publicado em atualizado em 27/03/2022 às 08:08

Contagem regressiva: em menos de um mês, cerca de 20 estudantes do ensino fundamental e médio dos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo estarão em Houston, nos Estados Unidos, para competir em um dos maiores torneios juvenis de tecnologia e inovação do mundo.
É a FIRST Championship, que ocorre entre os dias 20 e 23 de abril. O Brasil, que já tem tradição no torneio, garantiu três vagas, sendo duas nas modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e uma na FIRST Tech Challenge (FTC).

Na FLL, alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes, supervisionadas por 2 adultos, que constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete.
Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Cargo Connect, relacionada com transporte e logística. No mundial, participam estudantes de cerca de 100 países.

Já a FTC é a competição para alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, que devem projetar, programar e construir robôs com diferentes materiais para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira tele operada e autônoma, por meio de programação.
Cada equipe é formada por até 15 participantes. No caso do FTC, os robôs são maiores e chegam a pesar 19 kg. Em Houston, serão aproximadamente 160 times de 75 países.

Entre os representantes brasileiros, há estreantes e veteranos em disputas internacionais. A Geartech Canaã, que compete pelo FTC, representa o país no mundial de Houston pela segunda vez, sendo que agora eles carregam o tricampeonato brasileiro e uma série de prêmios.

“Nos preparamos bastante para o torneio do ano passado, foram seis meses de dedicação, parando um dia antes do Natal e voltando logo depois do Ano Novo. Conquistamos o nacional e o mundial off season. Foi um ano de ouro pra gente e esperamos repetir”, adianta Gabriel Craveiro.
O otimismo é compartilhado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel. “Vai dar Geartech na cabeça. Nosso time já mostrou sua força, é tricampeão brasileiro e volta a Houston para mais uma conquista internacional.”