O prefeito de Trindade, Marden Júnior, foi um dos destaques de grande evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), por sua origem desportiva, sua formação superior em Educação Física, e por ser um prefeito especialista em gestão pública. Na primeira parte do evento, Trindade foi escolhida uma das duas sedes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Futebol, marcados para maio próximo.
A confirmação de Trindade como sede, junto com Goiânia, veio durante a cerimônia de gala da Premiação Melhores do Ano, realizada na noite de quarta-feira, 23, pela CBDU, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Além da divulgação das cidades escolhidas, o evento reuniu e homenageou atletas e entidades que contribuíram para o fomento ao esporte universitário em 2021.
Com o tema “Dupla carreira e performance”, Marden Júnior participou de mesa redonda com a ex-ginasta e medalhista de Ouro Daiane dos Santos, o especialista em Ciências do Esporte, César Farid Haddad, da UniSant’Anna (SP), e o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
A participação do prefeito de Trindade abordou os desafios de ser um ex-atleta, a juventude ao assumir como chefe do Executivo da oitava cidade mais populosa de Goiás com apenas 30 anos de idade, e se deparar com uma pandemia avançando em 2021.
Luciano Cabral disse que Marden Júnior é um prefeito “que se destaca e nos enche de orgulho porque foi um atleta universitário, é um legítimo representante daquilo que a gente defende que é a junção do esporte com a educação, e que levou isso para sua vida profissional”.
Também enfatizou que “muitos dos valores do esporte ele está aplicando na gestão, que é uma gestão de êxito”, afirmou o presidente da Confederação, que esteve em Trindade e, ao conhecer iniciativas, projetos e instalações esportivas do município viu “uma cidade bem cuidada, com ótimos equipamentos esportivos. Estamos felizes com a escolha de Trindade e ansiosos pela chegada dos jogos nela”, finalizou.
Teve destaque na troca de experiências com os demais convidados, a percepção de Marden Júnior de não apenas formar atletas de alto rendimento, “mas formar seres humanos de alto rendimento”. Como gestor, ele alertou que faz isto “apoiado por uma equipe técnica” na administração municipal.
Questionado sobre como foi ser um prefeito jovem, estreando no Executivo durante uma pandemia, o prefeito de Trindade exemplificou que a experiência no esporte ajudou muito a tomar decisões. “Na natação, por exemplo, se você perde um milésimo de tempo no bloco de saída, pode perder a competição. Na pandemia, a gente poderia perder uma vida a cada milésimo de tempo gasto na tomada de uma decisão”.
Também citou que, assim como um atleta precisa fazer, diariamente, uma análise fria e crítica do seu rendimento nos treinos, como gestor público precisou fazer o mesmo na hora de checar relatórios, estatísticas, análises de municípios do Estado e do país sobre o avanço da Covid-19, “para avaliar a posição da cidade, adotar medidas restritivas e, então, priorizar as vidas”, observou.
Na troca de experiências, o prefeito citou o depoimento de Daiane dos Santos, que após encerrar sua participação em competições, usufruiu da sua formação em Educação Física e vocação para filantropia e se tornou um exemplo de profissionalismo na área.