O ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos), que esteve à frente das ações da Lava Jato, divulgou vídeo na redes sociais nesta quarta-feira (23) dizendo que irá manter a vaquinha que teria sido aberta por “pessoas” que teriam pego o seu CPF na internet com o objetivo de pagar R$ 75 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a título de indenização por danos morais, como determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na quarta-feira (22).
“Depois de uma noite de indignação, a minha esposa consultou a nossa conta bancária hoje de manhã e encontrou algo inusitado. Vários Pix de pessoas que a gente não conhece, mas que certamente defendem a honestidade e a Justiça no país. Imagino que pegaram meu CPF na internet e fizeram doações por conta própria”, diz Deltan logo no início do vídeo.
Mais à frente, ele diz que o “gesto renova nossas forças e esperanças depois de toda a frustração diante da condenação absurda do STJ que determinou que indenize Lula por ter feito o meu trabalho, o meu dever, enquanto ele sai impune sem pagar um real do que deve à sociedade pelos desvios bilionários da Petrobrás”.
Deltan promete, ainda, “prestar contas de todos os valores que recebi e vier a receber deixando este recurso em separado, aplicado,e que se superarem o valor da indenização eu assumo o compromisso de que eles serão destinados para hospitais filantrópicos, no tratamento de crianças com autismo e com câncer”.