Brasil, 06 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Sandro Mabel instala, em Águas Lindas, mais um núcleo do Senai no Entorno de Brasília

Publicado em atualizado às 07:34

O Senai potencializa ainda mais as ações de formação profissional no Entorno do Distrito Federal, com a implantação de um núcleo em Águas Lindas de Goiás – maior cidade da região, com mais de 200 mil habitantes.

A nova unidade foi inaugurada segunda-feira (21/03), em tempo recorde – a parceria com a prefeitura foi consolidada em pouco mais de cinco meses – e integra as comemorações dos 70 anos de atuação do Senai no Estado. Durante o evento, o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, destacou a importância do Entorno para o projeto estratégico de expansão da oferta de serviços e produtos desenvolvidos pelo Sistema Indústria em Goiás.

“Em menos de um ano inauguramos três núcleos na região, incluindo Novo Gama e Valparaíso de Goiás. Isso mostra o compromisso que temos em contribuir para fortalecer o processo de industrialização do Entorno. Nosso objetivo é implantar mais unidades como essa por aqui, cheia de equipamentos modernos e com padrão de qualidade Sesi e Senai de ensino que forma campeões”, disse.

Com investimento inicial superior a R$ 1 milhão em dois anos, a instalação do Núcleo Senai Águas Lindas faz parte de ação desenvolvida em parceria com a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude, que prevê a oferta de cursos gratuitos para a população local nas áreas de vestuário, automotiva, construção civil e de tecnologia da informação. A programação será coordenada pela Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, unidade responsável pela formação de profissionais no Entorno.

“Ao trazer o Senai para a cidade estamos dando o primeiro passo, pensando em um futuro muito próximo, quando teremos nosso distrito industrial, até lá já estaremos qualificando nossa mão de obra para que as pessoas possam melhorar sua renda”, explicou o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, que contou ter ficado encantado com a instituição quando visitou o Senai Anápolis, em novembro. “Até então não conhecia nenhuma unidade da instituição, fiquei realmente encantado com a infraestrutura e o portfólio de serviços e produtos oferecidos, e agora estou mais feliz ainda em ter conseguido implantar um núcleo do Senai. É a oportunidade que temos para qualificar nossa população, identificar nossa vocação industrial e deixar de ser uma cidade-dormitório”, observou.

Emprego e renda

Secretária de Assistência Social, Cidadania e Juventude de Águas Lindas, Aline Amaro também falou sobre a importância da qualificação de mão de obra para o desenvolvimento socioeconômico do município. “A melhor assistência social que podemos fazer pela população é garantir emprego e renda. E isso só é possível por meio da formação profissional”.

Para o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, a parceria com a prefeitura de Águas Lindas vai dinamizar a industrialização e incentivar o empreendedorismo na região. “O Senai comemora 70 anos de atuação em Goiás e é com muita alegria que estamos ampliando ainda mais o trabalho realizado pela instituição, materializando essa parceria exitosa com a prefeitura de Águas Lindas, que possibilitou a implantação de um núcleo em um grande espaço, com mais de 900m², onde serão ministrados cursos em áreas que despertam muito interesse e garantem o acesso ao mercado de trabalho ou a condição de estabelecer o próprio negócio.”

Diretora da Faculdade Senai Roberto Mange, Misclay Marjorie destacou a abrangência do projeto de formação profissional que será desenvolvido em Águas Lindas. “São quatro grandes áreas de capacitação profissional e uma alta produção, com 1.200 alunos qualificados. O objetivo das lideranças e gestores do município é atrair indústrias e fomentar empregos para essa região. E o Senai, mais do que nunca, está cumprindo seu papel, que é o de qualificar mão de obra para que a população fique na cidade e desenvolva o seu trabalho aqui.”

Presente ao evento, o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel de Sant’Anna Braga Filho, fez um breve panorama da economia do Estado, com destaque para a indústria da moda, uma das áreas de formação oferecidas pelo Núcleo Senai Águas Lindas. “Goiás é o segundo polo de moda no Brasil, emprega cerca de 300 mil pessoas no segmento, e queremos formar cada vez mais profissionais para atender a alta demanda da Região da 44, em Goiânia. Para tanto, realizamos várias ações de qualificação profissional em parceria com o Sistema Fieg, uma delas é o programa Cinturão da Moda, que visa gerar em torno de 100 mil postos de trabalho em 30 municípios e certamente vamos abarcar esse contingente de mão de obra que será formado pelo Núcleo Senai Águas Lindas”, enfatizou.