Brasil, 29 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Fieg: presidente Sandro Mabel recebe direção nacional do Inmetro

Publicado em atualizado em 22/03/2022 às 16:24

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, recebeu nesta segunda-feira (21-03), na Casa da Indústria, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, o assessor da presidência, Marcelo Pagotti, e o coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Leonardo Batista Paiva.

“Nós temos investido muito em nossos laboratórios, em avanços tecnológicos, para melhorar as condições de nossas empresas em Goiás, gerando mais competitividade para o setor produtivo”. Sandro Mabel ressaltou a importância de receber em Goiás a direção do Inmetro e pontuou a constante preocupação do Sistema Indústria em priorizar a qualificação profissional, adquirir equipamentos de ponta para os laboratórios e atender às necessidades dos industriais com soluções em tecnologia.

O líder do Sistema Indústria apresentou a meta do Senai em formar em torno de 150 mil profissionais este ano, além de construir nova unidade em Goiânia, direcionada para formação profissional com foco na Indústria 4.0, a Escola Plus Sesi Senai. Sandro Mabel enfatizou a recente criação, pela Fieg, do Conselho Pensadores da Educação do Futuro, um movimento inédito no Sistema Indústria Nacional, que reúne 12 especialistas renomados nacionalmente, com a missão de discutir a educação e suas vertentes para os próximos anos.

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, disse que ficou surpreso com os projetos apresentados e o empenho em oferecer educação básica e qualificação profissional de qualidade. Guerson destacou que o instituto atua no fortalecimento das empresas nacionais, ao proporcionar melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços. “Nós trabalhamos para fornecer soluções tecnológicas de infraestrutura de qualidade ao setor produtivo”, disse ele, ressaltando que o Brasil precisa urgentemente de uma política industrial.

Atualmente, os laboratórios de microbiologia e físico-química do Instituto Senai aguardam auditoria do Inmetro para acreditação do escopo oficial exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para esse credenciamento (matrizes de carne, leite, ovos, mel, pescado), agendada para abril. Após essa auditoria do Inmetro, o Instituto poderá solicitar ao Mapa a auditoria de credenciamento e passará a ser o segundo credenciado em Goiás e na Rede Senai de metrologia perante o Mapa.

O encontro que também foi acompanhado pelo diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, Claudemir José Bonatto, e pelo gerente de Tecnologia e Inovação, Rolando Vargas Vallejo, visa apresentar os laboratórios do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.