Brasil, 15 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Goiás

Sesi antecipa vacinação contra gripe nas indústrias de Goiás

Publicado em

Diante de cenário em que a Covid-19 e a Influenza afetaram a produção da indústria, o custo e os investimentos de forma intensa no primeiro bimestre de 2022, segundo constatação de sondagem especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada quarta-feira (16), o Sesi antecipou o período de vacinação contra a gripe para trabalhadores em Goiás. A imunização foi aberta ontem (17/03), beneficiando funcionários da All Nutri, indústria de alimentos instalada no polo industrial de Aparecida de Goiânia e no Grupo Vibracom, em Anápolis. A previsão é de aplicar cerca de 90 mil doses em todo o Estado.

Neste ano, o Sesi disponibiliza a vacina contra gripe do tipo quadrivalente, que contém duas cepas contra o vírus da Influenza A e Influenza B. A imunização antecede a chegada do inverno, período propício à disseminação dos vírus da gripe. A iniciativa da instituição da indústria complementa a campanha realizada anualmente pelo governo federal, prevista para começar em abril, que imuniza grupos de maior risco, como crianças, gestantes, profissionais de saúde, idosos e doentes crônicos.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor regional do Sesi, Sandro Mabel, lembra que o setor produtivo não está no grupo prioritário da campanha realizada pelo governo federal e acaba sendo um dos últimos a ter acesso à imunização. “A nossa campanha ajuda o Sistema Único de Saúde, já que economiza na rede pública as doses que seriam aplicadas e contribui com a produtividade das empresas, pois evita que os trabalhadores se afastem devido à gripe”, ressalta.

A All Nutri é a primeira indústria de Goiás e do Brasil a vacinar seus funcionários contra a gripe este ano. O diretor da indústria, Jerry Alexandre de Oliveira, também diretor da Fieg e presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz no Estado de Goiás, diz que faz questão de sair na frente e contratar os serviços de vacinação do Sesi. “Saindo na frente, garantimos o bem-estar dos funcionários e evitamos que eles se afastem do trabalho por conta da gripe”, afirma.

Segundo Jerry Alexandre, as empresas têm trabalhado com o número exato de colaboradores e qualquer falta impacta na produção. “Qualquer política de incentivo para o funcionário estar presente todos os dias em seu posto de trabalho diminui custos e você torna a planta mais produtiva.”

Há pouco tempo na All Nutri, a auxiliar de produção Jarquiane dos Santos Dantas foi surpreendida pela campanha de vacinação realizada nesta quinta-feira. Ela conta que nunca tinha trabalhado em uma empresa que oferecesse o serviço aos funcionários. “É uma ação importante e a gente se sente valorizado e mais seguro”, diz.