O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), referência em formação de mão de obra para a indústria, criada no Brasil no início da década de 40, abriu as comemorações de 70 anos de sua chegada a Goiás, em evento festivo realizado em Anápolis, berço da instituição no Estado.
Na oportunidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, destacou a contribuição da instituição para o desenvolvimento do parque industrial e tecnológico goiano, ao longo dessas sete décadas de atuação. Hoje presente nos principais polos de desenvolvimento do Estado, o Senai Goiás é considerado o número 1 do País, segundo o Sistema de Avaliação Regras de Desempenho, realizado anualmente pelo Departamento Nacional para avaliar performance em eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão.
Para dar continuidade ao projeto de expansão da rede Sesi e Senai em Goiás, o presidente anunciou investimentos de mais de R$ 500 milhões na compra de equipamentos e capacitação do quadro técnico das instituições. “Nosso objetivo é tornar a indústria goiana a primeira do Brasil, mais competitiva e produtiva, com a oferta de profissionais cada vez mais antenados com as tendências e desafios do mundo do trabalho, na esteira da corrida da Indústria 4.0. Para isso, criamos o Conselho de Pensadores do Futuro da Educação, um verdadeiro time de craques no assunto, especialistas conceituados e com renome nacional, para auxiliar tanto o Senai quanto o Sesi a aprimorar ainda mais suas ações educacionais”, ressaltou.
“A indústria caminha para o futuro, de forma acelerada, e não seria a mesma não fosse a existência do Senai, que tem acompanhado o avanço do segmento industrial, com investimentos permanentes na melhoria e atualização de seus recursos humanos e ambientes de ensino. Nos últimos anos, a instituição aprimorou seu modelo de gestão e ampliou a oferta de educação profissional, de olho no crescimento da Indústria 4.0 e nas reais necessidades do mercado de trabalho”, observou.
CEOs de indústrias e ex-alunos destacam excelência do trabalho do Senai
Com direito até a bolo de aniversário, a celebração dos 70 anos do Senai goiano reuniu, na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, antiga Escola Senai GO 1, autoridades, empresários, professores, alunos e ex-alunos. CEOs da Caoa Montadora e da Brainfarma, Eugênio Cesare e Daniela Muassab Castanho, respectivamente, testemunharam em depoimentos a excelência do trabalho do Senai nas companhias que comandam, respaldados pelos ex-alunos do Senai Anápolis Fábio Pereira, hoje diretor de Produção da Caoa, e Gustavo Antônio da Cunha, atualmente gerente Fabril da Ambev.
Anfitriã do evento, a diretora da Faculdade Senai Roberto Mange, Misclay Marjorie, disse que os 70 anos do Senai é um marco histórico para Goiás. “Estamos celebrando com muito carinho essa data tão importante para todos nós, que fazemos parte do Sistema Indústria em Goiás e que trabalhamos incansavelmente para formar profissionais para atuar em vários e diversificados processos industriais. Nossos alunos têm a credibilidade e chancela do Senai para conquistar uma trajetória profissional de sucesso”.
Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas reforçou a importância do trabalho realizado pela instituição para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás. “O Senai é comprometido com o crescimento industrial do Estado, com a formação de mão de obra de qualidade, que atenda às mais diversas demandas. Estamos entre os três melhores regionais do País porque investimos continuamente em modernização da rede de ensino e em treinamento do quadro de docentes. Somamos quase 3 milhões de matrículas nesses 70 anos de atuação e, só nos últimos quatro anos, atendemos mais de 4.500 indústrias, e isso é só começo porque queremos fazer cada vez mais e melhor”.
Durante o evento, Sandro Mabel fez entrega de um notebook ao docente do Senai Anápolis Cleber Moreira, simbolizando início de distribuição de equipamentos aos demais integrantes do quadro em toda a rede de ensino. Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, a iniciativa faz parte do programa de valorização de professores da rede Sesi e Senai Goiás, que prevê a entrega de mais de 1.200 notebooks e outras ferramentas para auxiliar no trabalho realizado pela rede de docentes das instituições.