Brasil, 28 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Municípios devem seguir decisão da Secretaria da Saúde sobre uso de máscara em locais abertos

Publicado em

O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás iniciará o debater o assunto e mostrar índices da pandemia de Covid-19 que corroboram com o fim da obrigação do uso da máscara. A maior parte dos municípios goianos deve seguir a definição da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) a respeito da desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos. Desde fevereiro, apenas Anápolis e Minaçu já não obrigam mais os cidadãos a manter o protetor facial em locais ao ar livre.

Uma nota técnica sobre o assunto deverá ser emitida pelo COE. A expectativa é que a decisão se prolongar até a próxima semana, no encontro da Comissão Intergestores Bipartites (CIB), e que também marcará o período de 15 dias após o carnaval. A intenção dos técnicos de saúde é verificar se o feriado alterou os índices de contaminação de Covid-19, número de óbitos e de internações.

Caso os dados se mantenham como nas últimas semanas, a decisão vai ser por tornar facultativo o uso das máscaras em ambiente aberto. Poré,. não está descartada que a reunião do COE já defina uma data para o fim da obrigação, o que deve ser no dia 16. Caso os índices da pandemia se alterem nesse período, a decisão seria modificada.

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém o posicionamento da semana passada de que o assunto não está sendo debatido internamente enquanto não houver os dados de duas semanas após o carnaval. Esse período se dá por ser o tempo de incubação do vírus e que os sintomas possam aparecer na maioria dos infectados.

Em Aparecida de Goiânia, o fim da obrigação do uso das máscaras será discutido na próxima terça-feira (15), quando o comitê municipal se reúne. A secretaria do município informa que serão analisados os dados de internações, número de casos novos e a taxa de infecção (R) para que seja tomada a decisão. Águas Lindas, Jataí, Trindade, Formosa e Goianésia anunciaram que vão esperar a definição da SES-GO e acatar o que for decidido pelo órgão estadual. Já Luziânia, além de esperar a decisão do Estado e seus embasamentos, “ainda aguarda as análises do impacto do carnaval diante de possíveis novos

Senador Canedo, por seu turno, observará a decisão do Estado, mas sem deixar de levar em consideração o quadro epidemiológico local. A secretaria de Saúde do município informa que o uso de máscaras continua obrigatório, mas que na próxima semana, será realizada uma nova testagem ampliada no município. O objetivo da ação é detectar casos assintomáticos da Covid-19, e desta forma, embasar as decisões futuras quanto ao tema.

Em Rio Verde a decisão sobre o assunto se dará nos próximos 14 dias, independente do Estado.