O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, anunciou investimento de R$ 100 milhões para as obras do complexo educacional, compra de equipamentos e treinamento de mão na Escola Plus Sesi Senai, que será construída em área doada pela Prefeitura de Goiânia. “Essa escola será referência, formará grandes líderes e será inaugurada ainda no primeiro mandato do prefeito Rogério Cruz”, disse o dirigente empresarial.
Nesta terça-feira (8), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, sancionou a lei que autoriza a cessão da área para a construção da Escola Plus Sesi Senai, um projeto moderno e ousado de forma integrada com as áreas tecnológicas aderentes à realidade atual da indústria de Goiás e que contempla as tendências do futuro da educação.
A cessão do terreno de 22,9 mil metros quadrados no Jardins França, às margens da GO-020, havia sido aprovada no mês passado pela Câmara Municipal de Goiânia. A solenidade de hoje no Paço Municipal reuniu vereadores; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; diretores da Fieg, do Sesi e Senai, secretários municipais, diversas autoridades e estudantes.
Prevista para começar a funcionar no início de 2024, a Escola Plus Sesi Senai terá capacidade para atender 2 mil estudantes, com possibilidade de expansão, no ensino fundamental e médio, incorporando ainda a educação profissional, conforme define o novo ensino médio e a nova Base Nacional Comum Curricular. Com o conceito de preparar líderes por meio de competências empreendedoras, a unidade terá educação inovadora e tecnológica, por meio das metodologias Maker (Faça você mesmo!) e Steam (conecta disciplinas e áreas do conhecimento à realidade).
O prefeito de Goiânia disse que a nova unidade do Sistema Fieg beneficiará não só Sesi e Senai, mas também toda a cidade. “É um projeto formidável em que 1,8 mil alunos terão condições de aprender e depois ensinar nossas crianças no futuro”, ressaltou. Ele revelou que, assim que o projeto passou pela Câmara e retornou ao Paço, decidiu chamar todos que fizeram parte do processo para que participassem da solenidade de assinatura de cessão.
Cruz contou que, após conhecer o projeto da Escola Plus Sesi Senai, decidiu visitar a última unidade inaugurada pelo Sistema Fieg, a Escola Integrada Sesi Senai Jardim Colorado, na Região Noroeste de Goiânia. “Quando eu vi aquela estrutura, observei os alunos e os professores, a maneira de lidar com todas aquelas matérias que ali são apresentadas e, principalmente com a tecnologia, eu vi a importância da parceria público-privada”, disse. O prefeito lembrou também que as escolas municipais hoje têm robótica por meio de uma parceria com o Sesi. Segundo ele, até o final deste ano, todas as unidades terão a disciplina implantada.
Sandro Mabel agradeceu a todos os envolvidos na aprovação da lei que cedeu a área em nome de todos os alunos e professores que serão beneficiados pela nova unidade. “É uma escola que vai criar vários gestores e será um diferencial para Goiás e para a industrialização do nosso Estado. Nós não teríamos condições de fazer essa escola se não fosse a parceria com o poder público e a doação de uma área tão importante”, ressaltou. O presidente da Fieg contou que na Escola Plus Sesi Senai os professores não irão trocar de sala de aula, já que todas estarão equipadas de acordo com disciplinas. No novo formato, serão os alunos que mudarão após cada aula.
Escola para 2 mil alunos
Prevista para começar a funcionar no início de 2024, a Escola Plus Sesi Senai terá capacidade para atender até 2 mil estudantes, com possibilidade de expansão, no ensino fundamental e médio, incorporando ainda a educação profissional, conforme define o novo ensino médio e a nova Base Nacional Comum Curricular. Com o conceito de preparar líderes por meio de competências empreendedoras, a unidade terá educação inovadora e tecnológica, por meio das metodologias Maker (Faça você mesmo!) e Steam (conecta disciplinas e áreas do conhecimento à realidade).
Em projeto que conta com parceria dos Departamentos Nacionais do Sesi e Senai e do Sistema Fieg, a nova unidade terá biblioteca, auditório para 150 pessoas, 21 laboratórios, 41 salas de aula, quadra esportiva e recursos pedagógicos e tecnológicos de última geração. O corpo de professores também terá elevada capacidade. A previsão é de que, em amplo funcionamento, o novo espaço abrigue 46 turmas em tempo integra e 30 em tempo parcial.