Brasil, 28 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Governo estabelece diálogo com lideranças comunitárias para a realização da 3ª edição do Mutirão

Publicado em atualizado às 08:53

Evento será realizado no próximo final de semana e oferecerá 100 mil atendimentos em estrutura montada no estacionamento do Shopping Portal Sul, na divisa entre Goiânia e Aparecida de Goiânia. Encontro reuniu representantes dos moradores dos dois municípios

Representantes do Governo de Goiás estiveram reunidos, na noite desta segunda-feira (07/03), com lideranças comunitárias para definir os detalhes da 3ª edição do Mutirão Governo de Goiás que será realizada nos dias 12 e 13 de março, no estacionamento do Shopping Portal Sul, na Região Sudoeste de Goiânia. O diálogo com a comunidade é parte do planejamento do evento que descentraliza uma gama de serviços públicos para atender demandas da população.

A terceira edição marca o retorno da proposta em 2022 e dá continuidade ao objetivo de aproximar a estrutura de Governo ao cidadão. “A participação das lideranças é muito importante, porque são pessoas que estão no dia a dia em contato com centenas de moradores e fazem com que o Mutirão atenda o objetivo dele que é ser útil para o maior número de pessoas possível”, explicou o assessor especial da Governadoria Livio Luciano, que liderou a equipe de governo durante a reunião.

Para Lívio Luciano estar próximo à comunidade é a marca do Mutirão, proposta criada pelo ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende e retomada pelo governador Ronaldo Caiado. “Iris, se estivesse no nosso meio, estaria extremamente feliz, porque ele amava cuidar das pessoas e a gente observa no governador Ronaldo Caiado esse mesmo cuidado”, avaliou.

O também representante da Governadoria, Paulo Ortegal, explicou que, nesta edição, moradores de Goiânia e Aparecida serão beneficiados conjuntamente em virtude da localização da estrutura que estará na divisa dos municípios. “A expectativa nossa é que possamos realizar seis Mutirões até o mês de junho”, adiantou.

O líder comunitário da região do Centro de Aparecida de Goiânia, Vandinho, acredita que o “Mutirão já é um sucesso” e destacou a marca de Ronaldo Caiado. “O nosso governador é um homem tão sábio, inteligente e humilde. Poucos são os políticos que, de fato, honram seu povo e ele tem feito na íntegra, com a maior presteza. Tem o cuidado de, mesmo com a pandemia, não se ausentar do seu povo”, enalteceu.

Deusinha Ferreira Pires de Almeida, liderança do Setor Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, avaliou a oportunidade de diálogo com a coordenação do Mutirão. “A reunião foi produtiva. Conhecemos a equipe e tiramos todas as dúvidas”. Para ela, o evento “é fundamental na vida de muitas famílias”. “Vai trazer muito benefício para a população que está muito carente”, avaliou.

Expectativa e Serviços
“Vamos atender com 100 mil serviços que serão ofertados”, anunciou aos presentes o coordenador dos Mutirões, Aristóteles de Paula e Sousa, o Toti. Ao falar sobre o porte do evento, explicou que a estrutura das tendas disponibilizadas será de quase 3.800 metros quadrados de cobertura. “O mutirão é uma congregação de amizade. Vamos trazer os vizinhos”. Toti pediu aos presentes para que “encampem a ideia”, assim, mais pessoas poderão ser beneficiadas.

Os serviços das duas edições anteriores estão mantidos, como emissão de documentos; entrega de escrituras; realização de exames e consultas médicas; oferta de vagas de emprego; distribuição de mudas de árvores; entrega de benefícios sociais, como os cartões dos programas Mães de Goiás, Bolsa Estudo e Aluguel Social; serviços do Vapt Vupt, além da oferta de oficinas e apresentações culturais. Entre as novidades estão a vacinação infantil; espaço pet com consulta veterinária; serviços jurídicos, como divórcio e atendimentos feitos pela Prefeitura de Goiânia.

Participaram da reunião, a presidente do MDB Mulher de Goiânia, Raquel Mendes; a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes de Brito Farias; integrantes da equipe que vai atuar no Mutirão, presidentes de associações de bairro e lideranças comunitárias.