Brasil, 27 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Governo diz que Regime de Recuperação Fiscal limita gastos e propõe 10,16% de reajuste salarial aos servidores

Publicado em atualizado em 06/03/2022 às 05:26

O Governo de Goiás e representantes do funcionalismo público estadual reuniram-se nesta sexta-feira (04/03) para avaliar uma proposta de reajuste salarial aos servidores do Estado. Após uma série de tratativas, o índice possível de reajuste pode chegar a 10,16%. O percentual será objeto de avaliação das entidades de classe e volta para definição junto à administração estadual na próxima terça-feira (08/03).

A proposta de aumento, que não ocorria desde 2016, resulta de negociação junto a oito sindicatos representativos e está adequada às limitações legais impostas ao Governo de Goiás em função do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). “Essa revisão anual serve para tratar de forma isonômica todo servidor ativo e inativo”, declarou o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, durante coletiva à imprensa.

O secretário reforçou que os profissionais merecem ser valorizados e as condições para essa negociação é fruto da conduta austera da atual gestão. “Pela primeira vez temos condições de sentar e discutir isso, mantendo sempre a responsabilidade e não prometendo acima do que pode ser feito”, declarou.

Quando a atual gestão assumiu o Estado, em 2019, o cenário era de dívidas e calotes. Desde então, tem promovido uma profunda reestruturação da máquina pública, o que trouxe equilíbrio às contas. Mais recente, a adesão ao RRF, concluída em dezembro do ano passado, devolveu a Goiás a capacidade de investimento.

A iniciativa dá prosseguimento à política de valorização profissional estabelecida na gestão atual que já consolidou promoções, progressões e benefícios para quase 75 mil servidores da segurança pública, saúde e educação. “Assumimos o compromisso de aguardar até que eles dialoguem com seus respectivos representados”, ponderou Lima sobre a deliberação que segue até a próxima semana.