Brasil, 22 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Video

Na Índia, Lula deposita flores no túmulo de Gandhi

Lula reservou tempo da agenda para visitar e depositar flores no túmulo de Gandhi, que liderou país e morreu vítima de um atentado.

Publicado em

Em viagem à Índia, onde assina acordos comercias com o governo indiano, o presidente Lula reservou tempo da agenda para visitar e depositar flores do Gandhi, que liderou país, lutou pela paz e morreu vítima de um atentado.

Gandhi é amplamente reconhecido como um das maiores figuras políticas e espirituais do século XX. Ele foi pioneiro e praticou o princípio de Satyagraha — resistência à tirania por meio da desobediência civil massiva não violenta.

Enquanto liderava campanhas para mitigar a pobreza, expandir os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica e eliminar as injustiças do sistema de castas, Gandhi aplicou de forma suprema os princípios da desobediência civil não violenta para libertar a Índia do domínio estrangeiro.

Ele foi preso várias vezes devido a suas ações, às vezes ficou preso durante anos, mas realizou seu objetivo em 1947 quando a Índia adquiriu a independência da Grã-Bretanha.