Brasil, 20 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Pagamento à vista do IPTU em Goiânia com desconto está disponível até esta sexta

"Se o cidadão traduzir em juros, é de 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, destaca o secretário Valdivino de Oliveira

Publicado em

Esta sexta-feira (20) é o último dia para o contribuinte pagar o IPTU e o ITU 2026, em Goiânia, com 10% de desconto à vista por meio do QR Code impresso na via, internet banking, bancos ou lotéricas. Este ano, o imposto foi reajustado, na maioria dos imóveis, exclusivamente pela variação do IPCA, índice oficial de inflação, que acumulou 4,46% no período.

Segundo o secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira, o desconto pode fazer a diferença para o contribuinte. “É um desconto considerável. Se o cidadão traduzir em juros, é de 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, destaca.

O titular da pasta explica que o valor arrecadado pelo pagamento do imposto será aplicado em 25% na educação (Cmeis e creches) e 15% na saúde (manutenção das UPAs e demais atendimentos da rede pública em Goiânia). O restante é para despesas de infraestrutura e manutenção da cidade. Ele reforça que “todo esse montante é aplicado conforme o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), que define as despesas com cada serviço público.”

Além do pagamento à vista, também é possível parcelar o imposto em até 11 vezes iguais, sem desconto, por meio de guia emitida pelo Município. Ainda existe a opção de 12 parcelas no cartão de crédito – apesar de manter o valor do boleto, essa modalidade está sujeita aos juros, conforme a instituição financeira responsável pela operação.

O boleto do IPTU 2026 foi enviado pelos Correios. Porém, também é possível acessar o documento pelo site da Prefeitura de Goiânia.