Brasil, 19 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Internacional

Prisão do irmão do Rei Charles III é a primeira em 300 anos na monarquia britânica

Ninguém na realeza inglesa havia ido para o xadrez nos três últimos séculos antes do ex-príncipe Andrew, de 66 anos

Publicado em

O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, de 66 anos, preso nesta quinta-feira (19) em meio à investigação sobre ligações com Epstein, é o primeiro membro do alto escalão da família real do Reino Unido a ser preso na história moderna.

Ainda que outros representantes da monarquia tenham tido problemas com a Justiça, como a princesa Anne, condenada a pagar uma multa após seu cachorro ter mordido duas crianças em 2002, ninguém havia ido para o xadrez nos três últimos séculos.

Para encontrar um precedente, é preciso voltar no tempo até janeiro de 1649, quando o rei Charles I foi condenado à morte e decapitado após o fim da Guerra Civil Inglesa.

A detenção de Andrew Mountbatten-Windsor ocorre em meio à investigação sobre um suposto envio de informações confidenciais ao financista americano Jeffrey Epstein, envolvido em um escândalo de tráfico sexual de menores nos Estados Unidos.

A BBC informou que Andrew foi detido em sua residência, localizada na propriedade de Sandringham, para onde havia se mudado recentemente. Caso seja considerado culpado, ele pode enfrentar pena de prisão que pode chegar à prisão perpétua, conforme a legislação britânica.

A prisão foi efetuada cerca de uma semana depois de a polícia britâncica anunciar que investigava se Andrew teria compartilhado relatórios confidenciais com Epstein durante o período em que atuou como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.

LEIA MAIS: