Brasil, 19 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Brasil

Papa Leão XIV escolhe novos líderes para quatro arquidioceses brasileiras nos próximos meses

Pontífice terá a oportunidade de mostrar sua visão para a alta hierarquia do Brasil, um dos mais católicos do mundo

Publicado em

O papa Leão XIV deve escolher novos líderes para quatro arquidioceses brasileiras nos próximos meses: São Paulo e Aparecida, no Estado de São Paulo; Rio de Janeiro (RJ); e Manaus (AM). Os religiosos à frente dessas comunidades já completaram a idade máxima para o cargo, 75 anos.

São eles:

  • Odilo Pedro Scherer – 76 anos, arcebispo de São Paulo desde 2007;
  • Orani João Tempesta – 75 anos, arcebispo do Rio de Janeiro desde 2009;
  • Orlando Brandes – 79 anos, arcebispo de Aparecida desde 2016;
  • Leonardo Ulrich Steiner – 75 anos, arcebispo de Manaus desde 2019.

Alguns extrapolaram a idade por determinação do papa Francisco, como Odílio e Orani. Já Orlando vai permanecer até os 80 anos por ser um caso conhecido como “sui generis”. Após a aposentadoria, eles passam a ser reconhecidos como arcebispos eméritos da arquidiocese, conforme o Código de Direito Canônico.

Leão XIV, que assumiu em 8 de maio de 2025, terá a oportunidade de mostrar sua visão para a alta hierarquia do Brasil, um dos mais católicos do mundo. O processo passa por conversa com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de também considerar a posição do núncio apostólico. Este cargo é ocupado pelo arcebispo italiano Giambattista Diquattro, que representa diplomaticamente o Vaticano no Brasil desde 2020.