
Estudante do Basileu França recebe 12 bolsas internacionais para estudar dança no mundo
Ela recebeu as indicações após participar do Prix de Lausanne, na Suíça, considerada a mais importante competição internacional do gênero

Ela recebeu as indicações após participar do Prix de Lausanne, na Suíça, considerada a mais importante competição internacional do gênero
A estudante da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, Martina Sánchez, recebeu 12 bolsas de estudos para as principais escolas e institutos de dança de balé do mundo. Segundo informações do governo de Goiás, no fim de semana, ela recebeu as indicações após participar do Prix de Lausanne, na Suíça, considerada a mais importante competição internacional do gênero, reunindo, a cada edição, dezenas de bailarinos de vários países.
Martina participou da comitiva brasileira com outros cinco bailarinos para a disputa internacional. Foram selecionados apenas 78 dançarinos de 23 países. Com a equipe de professores da EFG Basileu França, ela preparou duas coreografias, uma em estilo contemporâneo e outra em balé clássico. A primeira apresentação foi com o “Solo Sarabande” de Goyo Montero. Na ocasião, a jovem pôde imprimir sua identidade em movimentos que expressaram a musicalidade e o ritmo latino-americano.
Já na segunda, ela apresentou uma variação de balé clássico, ao som de Léo Delibes, marcada por delicadeza e destreza técnica. O resultado, como mencionado, foram 12 convites com bolsa de estudos para dar continuidade à sua formação artística. As ofertas incluem a Royal Ballet School e Paris Opera Ballet School, na Europa, e ainda, as estadunidenses San Francisco Ballet School e University of North Carolina School of the Arts.
“A Cia Jovem Basileu França vive um momento histórico e de imenso orgulho. Estamos profundamente orgulhosos dessa conquista extraordinária e ansiosos pelos próximos passos da Martina. Essas indicações são, também, o resultado do empenho e do compromisso de uma grande equipe do Basileu França, que se dedica a realizar os sonhos de nossos estudantes”, celebra a diretora artística da Cia Jovem Basileu França, Simone Malta.
Martina Sánchez nasceu em Salta, na Argentina, e chegou ao Basileu França em 2024. À época, tinha apenas 14 anos. Ela recebeu o convite de Simone Malta para integrar a Cia Jovem Basileu França e dar continuidade à sua formação em dança, especificamente em Balé Clássico, após se destacar em competição em seu país.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, cita que “a EFG Basileu França venceu, nos últimos três anos, a maior quantidade de prêmios internacionais de sua história. Foram mais de 60 prêmios nas principais competições do mundo, o que é resultado de um trabalho incessante para mostrar ao mundo a qualidade do ensino técnico de nosso estado”.