Brasil, 16 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Política

Morre aos 83 anos Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB

Velório de Renato acontece nesta segunda-feira (16), de 8h às 12h, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo

Publicado em

Morreu no domingo (15), aos 83 anos, o ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo. A legenda confirmou o falecimento em nota por meio de sua Comissão Executiva Nacional.

“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento aos 83 anos de idade de Renato Rabelo, um dos mais importantes dirigentes de sua história centenária, do qual foi presidente de 2001 a 2015. Nos últimos três anos, Renato dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer. O seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026”, diz trecho da nota.

Ele era filiado desde 1973. Ainda nos anos 1960, ele atuou no movimento estudantil, chegando a ser vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Durante a ditadura militar, ele foi exilado na França após a Chacina da Lapa, em 1976. Em 1979, ele retornou ao Brasil.

Renato também participou da articulação da Frente Brasil Popular, que lançou, em 1989, a primeira candidatura presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também atuou no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O velório de Renato acontece nesta segunda-feira (16), de 8h às 12h, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo. Em seguida, haverá uma cerimônia de cremação restrita.

LEIA TAMBÉM:

Lula pode convencer Haddad a disputar o governo de São Paulo