
Goiás tem 900 vagas abertas em curso de introdução a robótica
Oportunidades são para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas privadas, com idades entre 8 e 20 anos, em 17 municípios goianos

Oportunidades são para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas privadas, com idades entre 8 e 20 anos, em 17 municípios goianos
Goiás está com 900 vagas abertas para o curso gratuito de Introdução à Robótica e Programação, oferecido pelo programa Start. As oportunidades são para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas privadas, com idades entre 8 e 20 anos, em 17 municípios goianos. É possível se inscrever até 24 de fevereiro pelo site abre.go.gov.br/startgoias. A primeira chamada será divulgada já no dia seguinte ao prazo final de inscrição.
Promovido pelo Goiás Social com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), o curso destina metade das vagas para meninas como forma de estimular a participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação. Já a seleção ocorre pela ordem de inscrição, conforme o número de vagas por turma.
As cidades disponíveis são: Goiânia (com cinco turmas), Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás, com vagas distribuídas conforme edital.
Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado destaca que, “por meio da educação tecnológica, crianças e adolescentes passam a ter acesso a uma formação mais completa, inovadora e conectada com as exigências do futuro. É com esse olhar transformador que o Goiás Social investe no setor, para ampliar horizontes, gerar oportunidades reais e permitir que os jovens construam, com autonomia e dignidade, caminhos sustentáveis de superação da vulnerabilidade social”.
Já o coordenador do projeto, professor Leandro Alexandre Freitas, diz que o objetivo do curso é mostrar que a tecnologia pode ser acessível a todos e que pode transformar vidas. “Ao oferecer essa formação em robótica, estamos abrindo caminhos para que crianças e jovens descubram vocações, desenvolvam competências e ampliem suas perspectivas de futuro.”
O edital completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial: https://numbers.ifg.edu.br/start.