
Trump publica vídeo racista retratando o casal Obama como macacos
No vídeo de Trump, s rostos dos Obamas aparecem sobre os corpos de macacos por cerca de um segundo, enquando a música The Lion Sleeps Tonight toca ao fundo

No vídeo de Trump, s rostos dos Obamas aparecem sobre os corpos de macacos por cerca de um segundo, enquando a música The Lion Sleeps Tonight toca ao fundo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um vídeo nesta quinta-feira, 5, que mostra uma teoria da conspiração sobre as eleições de 2020, quando ele perdeu a presidência para Joe Biden, e que retrata o ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle, como macacos. Líderes democratas condenaram a atitude e afirmaram que as imagens são racistas.
Ao final do vídeo, que tem um minuto de duração, e foi publicado na plataforma Truth Social, de Trump, os rostos dos Obamas aparecem sobre os corpos de macacos por cerca de um segundo, enquando a música The Lion Sleeps Tonight toca ao fundo.
A publicação teve milhares de curtidas nas primeiras horas desta sexta-feira, 6, na rede social do presidente dos Estados Unidos.
O gabinete de Gavin Newsom, atual governador da Califórnia e possível candidato democrata à presidência em 2028, criticou a postagem e condenou o comportamento de Trump. “Comportamento repugnante do Presidente. Todo republicano deve denunciar isto. Agora”, publicou a conta do gabinete de imprensa de Newsom na rede social X.
Ben Rhodes, ex-conselheiro de Segurança Nacional e aliado próximo de Barack Obama, também condenou as imagens. “Deixem que Trump e seus seguidores racistas sejam assombrados porque os americanos do futuro verão os Obamas como figuras queridas, enquanto o estudam como uma mancha em nossa história”, escreveu no X.
Barack Obama é, até hoje, o único presidente negro na história dos Estados Unidos. Nas eleições de 2024, ele apoiou a rival de Trump, Kamala Harris.