
Lula se reúne com Hugo Motta na próxima semana para discutir fim da escala 6×1
Também devem participar os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral)

Também devem participar os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou uma reunião para a próxima semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir proposta pelo fim da escala 6×1. Na ocasião, também devem participar os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral).
Esta reunião foi acertada no jantar com líderes da Câmara na Granja do Torto, em Brasília, na quarta-feira (4). Lula antecipou que o ideal é uma adesão para escala de, no máximo, 5×2. Existe um projeto com a proposta de regime 4×3.
Além de redução na escala, o projeto também prevê a diminuição da jornada de 44 para 40 horas semanais. Há, ainda, a possibilidade de queda progressiva até 36 horas. O setor produtivo já se manifestou contrário.
Segundo apurado, Motta seria simpático à ideia. Ele teria dito que há apoio para aprovação ainda no primeiro semestre deste ano. Com isso, a matéria pode começar a tramitar na última semana deste mês, com um relato de centro.
O fim da escala 6×1 é uma das apostas de Lula para a eleição deste ano, quando disputará a reeleição. O presidente também defende o aumento dos direitos a entregadores e motoristas de aplicativos. A ideia do governo é se reconectar com a classe trabalhadora.