Brasil, 05 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Brasil

Defesa diz que saúde de Bolsonaro piorou e tenta mais uma vez prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente alegam que ele tem apresentado episódios de vômitos e uma crise de soluços recorrente

Publicado em

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) disse ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o quadro de saúde do ex-presidente piorou nos últimos dias e pediu a intimação da Polícia Federal (PF) a juntar o laudo médico elaborado por junta pericial da corporação. A medida ocorre para mais uma demanda por prisão domiciliar do político.

Os advogados do ex-presidente alegam que ele tem apresentado episódios eméticos (de vômitos) e uma crise de soluços recorrente. Eles afirmam que a saúde de Bolsonaro está “fragilizada” e a PF não anexou aos autos laudo da perícia médica, realizada em 20 de janeiro por médicos da Diretoria Técnico-Científica da corporação, após o prazo de dez dias fixado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

“Dessa forma, considerando o esgotamento do prazo fixado por Vossa Excelência, o já amplamente delineado estado de saúde fragilizado do Peticionário — o qual, inclusive, apresentou piora nos últimos dias, com o surgimento de episódios eméticos e crise de soluços acentuadas — requer-se seja determinada a intimação da Superintendência da Polícia Federal, na pessoa de seu responsável, para que proceda, com a máxima urgência, à juntada do laudo pericial aos autos”, dizem os advogados.

Moraes determinou a avaliação médica para reanalisar a necessidade de concessão de prisão domiciliar por razões humanitárias. Por isso, a defesa de Bolsonaro quer a intimação da PF “com a máxima urgência” para juntar a perícia no processo.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados desde novembro do ano passado. Ele iniciou o cumprimento da sentença na Superintendência da Polícia Federal, mas, em 15 de janeiro, foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, localizado no Complexo da Papuda e conhecido como “Papudinha”.