
Pacificação: Lula janta com líderes da Câmara e presidente Hugo Motta nesta quarta-feira
Evento com senadores deve ocorrer após o Carnaval

Evento com senadores deve ocorrer após o Carnaval
Interessado na pacificação em ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz um jantar para líderes de partidos da base aliada do governo e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quarta-feira (4). O encontro acontece na Granja do Torto, em Brasília.
Na ocasião, Lula e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, pedirão aos parlamentares apoio às pautas prioritárias do governo. “Todos os líderes da base confirmaram presença, inclusive o presidente Hugo Motta”, informou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
A ideia é que também ocorra jantar com os líderes do Senado, bem como o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Como a Casa Alta do Congresso ainda realiza sessões virtuais, o Planalto adiou o evento com os senadores, que deve ocorrer após o Carnaval.
Entre as pautas prioritárias para o governo Lula, estão o fim da escala 6×1 e a regulação do trabalho em aplicativos. A iniciativa privada e a oposição resistem. Outro tema é a PEC da Segurança Pública, que trata do combate às facções criminosas, além da manutenção dos vetos ao projeto da dosimetria, que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Há, ainda, o desejo de Lula em aprovar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado. Alcolumbre defendia o senador e ex-presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga.