Brasil, 03 de fevereiro de 2026
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Dengue: 1.116 imóveis fechados e abandonados estão na mira da prefeitura de Goiânia

Ação para eliminar focos do mosquito e aplicar larvicidas começou na segunda-feira

Publicado em

A prefeitura de Goiânia vai vistoriar em ação de combate à dengue 1.116 imóveis fechados e abandonados. Na segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e de chaveiros, começou a operação para eliminar focos do mosquito e aplicar larvicidas.

Após entrar nos locais abandonados e realizar a ação de combate à dengue, estes serão fechados. O objetivo é preservar a integridade do imóvel e as condições de segurança em que ele foi encontrado. A operação é amparada pela Lei 13.301/2016, que permite a entrada de agentes de saúde em casas abandonadas ou em casos de recusa de pessoa que possa permitir o acesso, quando a ação é essencial.

“Nós estamos tentando cercar de todas as formas possíveis para que a gente consiga abarcar a melhor quantidade possível de locais, com manejos que nossos agentes têm nas unidades de urgência, emergência e de saúde básica, que nos acionam à medida que eles vão fazendo as notificações”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávio Toledo.

Flávio também destaca o recolhimento regular e o descarte adequado de resíduos como cuidados recomendados. Segundo ele, “os moradores não devem deixar copos, garrafas plásticas, embalagens, caixas e pneus nos quintais durante o período chuvoso. Os vasos de planta precisam estar cheios de areia e as vasilhas de água dos animais precisam ser higienizadas diariamente”.

Por fim, ele reforça que é preciso ter atenção também com brinquedos, boias, lonas e objetos que ficam expostos à chuva e podem acumular água. “As caixas d’água devem estar tampadas, as piscinas adequadamente tratadas e as calhas, ralos e pias limpos, sem acúmulo de água”, finaliza.