Brasil, 30 de janeiro de 2026
Siga Nossas Redes
Brasil

Enterro de adolescente morto por tubarão acontece nesta sexta-feira

Velório está marcada às 14h, no Cemitério de Guadalupe

Publicado em

O adolescente Deivson Rocha Dantas, de 13 anos, será enterrado nesta sexta-feira (30), no Cemitério de Guadalupe, em Olinda (PE). O menor morreu após ser mordido por um tubarão na praia de Del Chifre, no município, na quinta-feira (29).

Deivson chegou a ser socorrido por banhistas e levado para o Hospital do Tricentenário, mas não resistiu e faleceu ainda no percurso após perder muito sangue. O velório está marcado para às 14h, no mesmo local do enterro.

O ataque aconteceu quando o adolescente brincava com amigos no mar. Ele foi mordido nas nádegas e na perna. Este é o quinto caso de morte por ataque de tubarão em duas décadas.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), a Praia Del Chifre tem quatro placas de aviso sobre tubarões. A praia está localizada no bairro de Santa Tereza, perto da divisa entre Olinda e Recife.

Nota do Cemit

“O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), presidido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, confirmou um incidente no início da tarde desta quinta-feira (29), na Praia Del Chifre, em Olinda, por um animal marinho, provavelmente um tubarão com espécie a identificar. O incidente foi com um adolescente de 13 anos, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O Cemit informa que estão instaladas 150 placas de sinalização sobre área sujeita a incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco, das quais, 13 estão localizadas em Olinda e 4, especificamente, na praia de Del Chifre. A área é monitorada pelo Cemit para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99 com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes.

Representantes do Governo de Pernambuco estiveram no Hospital Tricentenário, em Olinda, para prestar apoio à família do adolescente e coletar mais informações sobre o caso.

Ao todo, a área costeira da Região Metropolitana do Recife e Arquipélago de Fernando de Noronha tem uma série de ações voltadas à educação ambiental, pesquisa e monitoramento de incidentes com tubarões em andamento, num investimento de mais de R$ 5 milhões. Dentre eles, a retomada do edital de monitoramento de tubarões, com microchipagem, na Região Metropolitana, após 11 anos.