
Programa de estímulo ao empreendedorismo feminino em Goiás está com inscrições abertas
Podem participar projetos liderados por mulheres a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo e residência em Goiás

Podem participar projetos liderados por mulheres a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo e residência em Goiás
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) abriram inscrições, nesta semana, para a 6ª edição do programa Goianas S.A.. Trata-se de uma iniciativa para estimular o empreendedorismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Interessadas devem se matricular até 4 de fevereiro pelo formulário eletrônico disponível no site https://efg.org.br/editaisstai.
Também pelo link, as interessadas podem acessar o edital completo, que inclui o cronograma, pré-requisitos e critérios de avaliação. Ao todo, 20 projetos liderados por goianas serão selecionados. O foco é a incubação de empresas, além do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.
Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico afirma que “o Goianas S.A. é uma política pública estratégica para ampliar a presença feminina no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Goiás. Ao oferecer formação, infraestrutura e apoio especializado, o programa cria condições reais para que mulheres transformem boas ideias em negócios sustentáveis, gerando renda, autonomia e desenvolvimento econômico para o estado”.
Ainda segundo ele, o processo de formação promove consultorias especializadas em áreas estratégicas para o desenvolvimento de negócios, como gestão empresarial, plano de negócios, administração financeira, marketing e comunicação, vendas e direito administrativo. Além disso, o Goianas S.A. permite o acesso gratuito à laboratórios de tecnologia, ferramentas e maquinário de última geração.
Criado em 2023, o programa já capacitou mais de 120 mulheres em cinco edições. A diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG), Aletheia Cruz, celebra o projeto por seu papel estratégico na formação profissional e na inserção feminina no mercado de trabalho.
“Desenvolvemos o Goianas S.A. para fomentar a inserção das mulheres em um ramo profissional que está em expansão e que tende a se consolidar como um dos pilares da economia nacional. Em pouco mais de dois anos, investimos na formação de dezenas de goianas, contribuindo para a saída do mercado informal, a criação de novos negócios e a adoção de práticas financeiras sustentáveis. As trajetórias construídas ao longo desse período demonstram a relevância dessa política pública para a autonomia e a ascensão social das mulheres em Goiás”, afirma.
Podem participar do Goianas S.A. projetos liderados por mulheres a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo e residência em Goiás. Durante a inscrição é preciso escolher uma das unidades EFGs. Elas estão disponíveis em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros ou Valparaíso de Goiás.
LEIA TAMBÉM:
Centro da Juventude Tecendo o Futuro abre 550 vagas gratuitas para jovens em Goiânia